Translate

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Devoção à menina Berta Lúcia persiste há mais de seis décadas em Presidente Prudente

Neste Dia de Finados, visitantes levaram brinquedos ao túmulo no Cemitério Municipal São João Batista. Doações são encaminhadas a entidades e creches.


A devoção a Berta Lúcia que persiste há mais de seis décadas levou cerca de duas mil pessoas a visitar o túmulo da menina nesta quinta-feira (2), no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente. Os visitantes foram recebidos neste Dia de Finados pela aposentada Eliana Galvão Martinelli, de 64 anos, irmã de Berta Lúcia.
“É muito importante porque a gente lembra os entes queridos. Eu fico muito feliz de ter uma irmã como ela, pois tanta gente agradece e se emociona. A gente ouviu vários testemunhos de muita graça, saúde, emprego que pedem e conseguem, problemas mais sérios. Ouvi um de uma senhora que estava com câncer na mama e conseguiu tirar. Ela veio, fez o pedido e não vai precisar fazer quimioterapia nem tomar medicamento. Ela está super feliz e veio agradecer, trazer um brinquedinho pra ela”, disse Eliana ao G1.
Os devotos costumam levar ao túmulo doações, geralmente, de brinquedos que são encaminhados por Eliana a entidades que prestam atendimento a crianças e creches.
“Eu doo para as entidades, creches. No ano passado, todos os que eu arrecadei aqui, inclusive dinheiro, entreguei no Lar Santa Filomena. Neste ano, já peguei o que ganhou durante o ano, até outubro, e levei ao Hospital do Câncer, onde tem uma brinquedoteca. Doei as bonecas, os brinquedos pra lá. O que a gente ganha aqui é tudo doado. A gente procura doar sempre às pessoas bem carentes mesmo. Entreguei também no ano passado um pouco dos brinquedos a uma creche de Indiana. Porque se deixa aqui fica estragando”, contou Eliana ao G1.
“Pela quantidade de coisas que ela ganha, a maioria é de graças recebidas”, comentou a irmã ao G1.
Devotos visitam túmulo de Berta Lúcia (Foto: Valmir Custódio/G1)Devotos visitam túmulo de Berta Lúcia (Foto: Valmir Custódio/G1)
Devotos visitam túmulo de Berta Lúcia (Foto: Valmir Custódio/G1)

Panela de feijão

A história de devoção a Berta Lúcia, que morreu vítima de meningite, em 1944, quando tinha quatro anos de idade, começou com Eliana.
“Eu era ainda bebê. Minha mãe estava fazendo o almoço e pôs feijão para cozinhar em uma panela. Eu estava brincando em um colchãozinho e ela foi fazer outras tarefas. De repente, a panela explodiu e me cobriu todinha de feijão. Minha mãe gritou por Nossa Senhora Aparecida e pela Berta Lúcia, que já era falecida. Minha mãe já tinha perdido uma filha e não queria perder outra, ela não ia suportar a dor que ia sentir”, lembrou Eliana ao G1.
Berta Lúcia morreu vítima de meningite quando tinha quatro anos (Foto: Valmir Custódio/G1)Berta Lúcia morreu vítima de meningite quando tinha quatro anos (Foto: Valmir Custódio/G1)
Berta Lúcia morreu vítima de meningite quando tinha quatro anos (Foto: Valmir Custódio/G1)
“Minha madrinha que morava ao lado ouviu aquele desespero gritando, pediu calma e até que conseguiu me tirar daquele feijão. Não tive um grau de queimadura. Ela agradeceu e daí começou. Minha mãe, que trabalhava como doméstica, era uma pessoa muito religiosa. Deus deu um dom para ela, ela sabia das coisas. Depois teve o testemunho de uma vizinha cujo filho desapareceu. Pediu para a minha mãe rezar, fazer orações. Não deu nem 24 horas e o rapaz deu notícia para a família”, detalhou Eliana ao G1.
Mesmo sem o reconhecimento religioso oficial da Igreja Católica, a família considera Berta Lúcia uma santa.
Eliana salientou que há o registro de mulheres com dificuldades para engravidar que deram o nome de Berta Lúcia às filhas meninas que tiveram em agradecimento pela gestação.
“Ela é uma intercessora a Jesus, porque tudo nesta vida é Deus quem nos faz”, ressaltou Eliana ao G1.
Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)
Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)
Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)
Túmulo de Berta Lúcia fica no Cemitério Municipal São João Batista (Foto: Valmir Custódio/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...