Honda CR-V ganhará nova geração em 2018, enquanto produção do Mitsubishi Lancer deve voltar até o final do ano.
Há algumas razões possíveis para que as vendas de um carro despenquem. Problemas na importação, queima de estoque para atualização de ano/modelo são apenas dois exemplos.
No entanto, quando os números de emplacamentos seguem baixos – e caindo – por meses consecutivos, é possível que o determinado modelo esteja saindo de linha.
O G1 identificou quatro carros que têm registrado números tímidos nas vendas e apurou se os modelos saíram de fato de linha ou estão passando por algum problema de produção ou distribuição.
Vendas do Palio, CR-V, Fluence, Golf, e Lancer em 2017
Modelos estão 'desaparecidos' das lojas há alguns meses
janeiro
● Volkswagen Golf (todas as versões): 463
● Volkswagen Golf (todas as versões): 463
Fonte: Fenabrave
Adeus do Palio?
A chegada do Argo no final de maio praticamente decretou a morte de outro Fiat, o Palio. O hatch, lançado em 1996 como um possível sucessor do Uno, teve mais de 3 milhões de unidades produzidas e vendidas nestes 11 anos. Agora, o modelo se despede do mercado discretamente.
O G1 consultou concessionárias da Fiat nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba e Manaus. A maior parte das lojas não recebe novas unidades do hatch há cerca de 3 meses. Em algumas, não há mais unidades do Palio em estoque.
Em outras, restam poucos exemplares, vendidos a preço de tabela, mas negociadas com descontos de quase R$ 5 mil .
Procurada, a Fiat afirmou que não irá comentar o assunto. O G1 apurou que o Palio deve retornar, mas em versão única, com motor 1.0. As configurações mais caras, com motor 1.4 e 1.6 deixam de existir.
Outros modelos 'somem' das lojas
A vida do Golf 1.6 foi curta. Lançado como opção de entrada em janeiro de 2016, o modelo se despede do mercado menos de 2 anos depois. Agora, ele nem aparece mais no site da Volkswagen. Procurada, a empresa afirma que ele segue à venda.
O G1 procurou 6 concessionárias da fabricante em 4 capitais, e o modelo não estava disponível em nenhuma.
Há dois fatores que podem ser apontados como os "culpados" pela "morte súbita" do Golf 1.6. Um deles é o próprio Golf, na versão 1.0 turbo. Com motor mais potente (125 cavalos contra 120 cv do 1.6), o modelo era vendido com preço até inferior, R$ 77.247 contra R$ 78.130.
A outra razão atende pelo nome de Polo. O hatch menor, em sua versão topo de linha, se aproxima do Golf 1.6 em preço, mas vai além em itens de série e desempenho, além de entregar dirigibilidade semelhante.
“Como a demanda pelo 1.6 era baixa, a fábrica deixou de produzir. A tendência é que estes clientes sejam direcionados para o Polo", afirmou o vendedor de uma das lojas.
Pausa na produção do Lancer
No site da Mitsubishi, não é possível configurar o Lancer, apesar de o sedã estar listado entre os veículos da marca.
Das 6 concessionárias consultadas em 4 capitais, apenas uma tinha unidades novas em estoque, um Evo 2014/2015, que já saiu de linha, e um GT 2016/2016, que no site aparece por R$ 96.990, mas que era vendido por R$ 83.990.
Em todos os pontos de venda, os vendedores comentaram que não recebem o Lancer há cerca de 3 meses, e que a previsão de chegada de novas unidades é dezembro ou janeiro.
A Mitsubishi afirmou que a produção do Lancer foi reduzida, e não interrompida. A marca também disse que a fabricação do sedã deve ser normalizada nos próximos meses.
CR-V só ano que vem
Outro modelo que deve retornar nos próximos meses é o Honda CR-V. Este, aliás, anda "sumido" há mais tempo. Segundo os vendedores da Honda ouvidos pelo G1, as importações foram paralisadas no início deste ano, e só devem ser retomadas no início de 2018, em nova geração, com motor 1.5 turbo de 192 cavalos.
O CR-V ainda aparece no site da marca, em versão única, EXL 4x4, por R$ 148 mil. Mas, na prática, nenhuma das 6 concessionárias procuradas pela reportagem tinha o modelo em estoque.
A Honda disse que a nova geração do CR-V está prevista para 2018, e que o modelo atual segue à venda, ainda com unidades em estoque.
Fluence apenas para vendas diretas
O Fluence ainda pode ser encontrado em algumas concessionárias Renault. Mas ele é comercializado pelo departamento de vendas diretas da fabricante.
Das 6 concessionárias procuradas, havia unidades disponíveis em duas, sempre na versão 2.0 CVT com o opcional Techno Pack. O preço varia entre R$ 72.190 e R$ 72.900, bem abaixo dos valores que aparecem no site da Renault, entre R$ 99.350 e R$ 108.300.
A Renault afirmou que o Fluence continua em sua tabela de preços, mas não detalhou se o modelo saiu de linha.
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