Translate

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Palio, Golf 1.6 e Fluence devem sair de linha; veja outros carros que também 'sumiram' das lojas

Honda CR-V ganhará nova geração em 2018, enquanto produção do Mitsubishi Lancer deve voltar até o final do ano.

Há algumas razões possíveis para que as vendas de um carro despenquem. Problemas na importação, queima de estoque para atualização de ano/modelo são apenas dois exemplos.
No entanto, quando os números de emplacamentos seguem baixos – e caindo – por meses consecutivos, é possível que o determinado modelo esteja saindo de linha.
G1 identificou quatro carros que têm registrado números tímidos nas vendas e apurou se os modelos saíram de fato de linha ou estão passando por algum problema de produção ou distribuição.
Vendas do Palio, CR-V, Fluence, Golf, e Lancer em 2017
Modelos estão 'desaparecidos' das lojas há alguns meses
Número de unidadesFiat PalioHonda CR-VRenault FluenceVolkswagen Golf (todas as versões)Mitsubishi Lancerjaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembro01k2k3k4k
janeiro
 Volkswagen Golf (todas as versões): 463
Fonte: Fenabrave

Adeus do Palio?

Fiat Palio (Foto: Divulgação)Fiat Palio (Foto: Divulgação)
Fiat Palio (Foto: Divulgação)
A chegada do Argo no final de maio praticamente decretou a morte de outro Fiat, o Palio. O hatch, lançado em 1996 como um possível sucessor do Uno, teve mais de 3 milhões de unidades produzidas e vendidas nestes 11 anos. Agora, o modelo se despede do mercado discretamente.
G1 consultou concessionárias da Fiat nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba e Manaus. A maior parte das lojas não recebe novas unidades do hatch há cerca de 3 meses. Em algumas, não há mais unidades do Palio em estoque.
Em outras, restam poucos exemplares, vendidos a preço de tabela, mas negociadas com descontos de quase R$ 5 mil .
Procurada, a Fiat afirmou que não irá comentar o assunto. O G1 apurou que o Palio deve retornar, mas em versão única, com motor 1.0. As configurações mais caras, com motor 1.4 e 1.6 deixam de existir.

Outros modelos 'somem' das lojas

Volkswagen Golf 1.6 (Foto: André Paixão/G1)Volkswagen Golf 1.6 (Foto: André Paixão/G1)
Volkswagen Golf 1.6 (Foto: André Paixão/G1)
A vida do Golf 1.6 foi curta. Lançado como opção de entrada em janeiro de 2016, o modelo se despede do mercado menos de 2 anos depois. Agora, ele nem aparece mais no site da Volkswagen. Procurada, a empresa afirma que ele segue à venda.
G1 procurou 6 concessionárias da fabricante em 4 capitais, e o modelo não estava disponível em nenhuma.
Há dois fatores que podem ser apontados como os "culpados" pela "morte súbita" do Golf 1.6. Um deles é o próprio Golf, na versão 1.0 turbo. Com motor mais potente (125 cavalos contra 120 cv do 1.6), o modelo era vendido com preço até inferior, R$ 77.247 contra R$ 78.130.
A outra razão atende pelo nome de Polo. O hatch menor, em sua versão topo de linha, se aproxima do Golf 1.6 em preço, mas vai além em itens de série e desempenho, além de entregar dirigibilidade semelhante.
“Como a demanda pelo 1.6 era baixa, a fábrica deixou de produzir. A tendência é que estes clientes sejam direcionados para o Polo", afirmou o vendedor de uma das lojas.

Pausa na produção do Lancer

Mitsubishi Lancer HL (Foto: Divulgação)Mitsubishi Lancer HL (Foto: Divulgação)
Mitsubishi Lancer HL (Foto: Divulgação)
Não é só o Palio que está "ausente" nas concessionárias. Mitsubishi Lancer, Renault Fluence e Honda CR-V também são raridades nas lojas brasileiras. Os três modelos emplacaram, juntos, 16 unidades em setembro, segundo a associação das concessionárias, Fenabrave.
No site da Mitsubishi, não é possível configurar o Lancer, apesar de o sedã estar listado entre os veículos da marca.
Das 6 concessionárias consultadas em 4 capitais, apenas uma tinha unidades novas em estoque, um Evo 2014/2015, que já saiu de linha, e um GT 2016/2016, que no site aparece por R$ 96.990, mas que era vendido por R$ 83.990.
Em todos os pontos de venda, os vendedores comentaram que não recebem o Lancer há cerca de 3 meses, e que a previsão de chegada de novas unidades é dezembro ou janeiro.
A Mitsubishi afirmou que a produção do Lancer foi reduzida, e não interrompida. A marca também disse que a fabricação do sedã deve ser normalizada nos próximos meses.

CR-V só ano que vem

Honda CR-V 2017 (Foto: Divulgação)Honda CR-V 2017 (Foto: Divulgação)
Honda CR-V 2017 (Foto: Divulgação)
Outro modelo que deve retornar nos próximos meses é o Honda CR-V. Este, aliás, anda "sumido" há mais tempo. Segundo os vendedores da Honda ouvidos pelo G1, as importações foram paralisadas no início deste ano, e só devem ser retomadas no início de 2018, em nova geração, com motor 1.5 turbo de 192 cavalos.
O CR-V ainda aparece no site da marca, em versão única, EXL 4x4, por R$ 148 mil. Mas, na prática, nenhuma das 6 concessionárias procuradas pela reportagem tinha o modelo em estoque.
A Honda disse que a nova geração do CR-V está prevista para 2018, e que o modelo atual segue à venda, ainda com unidades em estoque.

Fluence apenas para vendas diretas

Renault Fluence (Foto: Divulgação)Renault Fluence (Foto: Divulgação)
Renault Fluence (Foto: Divulgação)
O Fluence ainda pode ser encontrado em algumas concessionárias Renault. Mas ele é comercializado pelo departamento de vendas diretas da fabricante.
Das 6 concessionárias procuradas, havia unidades disponíveis em duas, sempre na versão 2.0 CVT com o opcional Techno Pack. O preço varia entre R$ 72.190 e R$ 72.900, bem abaixo dos valores que aparecem no site da Renault, entre R$ 99.350 e R$ 108.300.
A Renault afirmou que o Fluence continua em sua tabela de preços, mas não detalhou se o modelo saiu de linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...