Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

120 ANOS DE BELO HORIZONTE VIVA BH FOTOS


A população do Arraial de Belo Horizonte é formada por estrangeiros de diversas nacionalidades e brasileiros que vieram trabalhar na construção da cidade, realizando diferentes atividades. Entre os estrangeiros, há italianos, portugueses, espanhóis, sírios, alemães, holandeses, franceses, austríacos, belgas.
O engenheiro e urbanista Aarão Reis entrega ao então presidente da República, Afonso Pena, um relatório geral sobre a construção da nova capital. O projeto coloca como possibilidade a abertura de uma avenida contornando a cidade (denominada Avenida do Contorno). As casas do bairro Funcionários foram erguidas levando-se em consideração a hierarquia dos funcionários públicos estaduais.
Em 12 de dezembro é instituída a Cidade de Minas Gerais, que em 1901 teve seu nome alterado para Belo Horizonte.
É inaugurado o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, ou somente Parque Municipal. Localizado na região central, é o patrimônio ambiental mais antigo de BH. Possui atualmente área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação, abriga o Teatro Francisco Nunes, Orquidário, pequeno parque de diversões e a parte dos fundos do Palácio das Artes.
É inaugurado o Palácio da Liberdade, sede simbólica do governo de Minas Gerais, palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro. O prédio foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães para acolher a sede administrativa do governo e residência oficial dos governadores.
É inaugurada, junto com a nova capital mineira, a Avenida Afonso Pena. O grande corredor foi projetado para funcionar como eixo norte-sul do perímetro urbano. A planta original do engenheiro e urbanista Aarão Reis, responsável pelo projeto da nova cidade, colocava a Afonso Pena como o corredor mais largo da capital.
No ano seguinte à inauguração da capital de Minas, um grupo de personalidades, percebendo a carência de assistência médica aos menos favorecidos, principalmente indigentes, formaram a Associação Humanitária da Cidade de Minas. Uma comissão formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, o local mais apropriado à edificação. Nascia a Santa Casa de Misericórdia.
É inaugurada a antiga Estação de Minas. Ela foi projetada por José de Magalhães, Edgar Coelho e José Verdussem. Em 1920, este prédio foi demolido para dar lugar ao atual prédio da Estação Central, que foi inaugurado em 1922.
É instalada a primeira linha de bonde da capital, na Avenida Afonso Pena esquina com a Rua da Bahia no dia 7 de setembro.
É lançada a pedra fundamental da Igreja São José. Em estilo neomanuelino, foi construída entre as ruas Tamoios e Espírito santo, no Centro, pela Congregação dos Redentoristas. Em 1904, a igreja começou a ser usada para atividades e a conclusão da obra foi em 1910.
É concluída a instalação dos jardins da Praça da Liberdade. A praça foi projetada com inspiração nos jardins do Palácio de Versalhes, na França. No local, ainda hoje, são encontrados belos jardins, a Alameda das Palmeiras, chafarizes e um coreto muito charmoso.
É inaugurada a Igreja da Boa Viagem, no bairro Funcionários. Ela abriga um conjunto arquitetônico, em estilo neogótico, e tem valor histórico, artístico e cultural. O conjunto da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é composto pela nave, a Capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna.
É criada a Universidade de Minas Gerais (UMG). Três dias depois, Francisco Mendes Pimentel toma posse primeiro reitor. Federalizada anos mais tarde, a universidade estadual transformou-se em Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É inaugurado o Viaduto Santa Tereza. A estrutura foi projetada pelo engenheiro Emílio Henrique Baumgart para ligar os bairros Floresta e Santa Tereza ao Centro. Tem 390 metros de extensão, 13 metros de largura e 14 metros de altura. Tombado como Patrimônio Cultural na década de 1990, integra o Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação.
É criado o Mercado Central, pelo então prefeito Cristiano Machado, no terreno que abrigava o campo do América Futebol Clube. Atualmente, o mercado tem mais de 400 lojas e é um dos pontos turísticos e de encontro dos mineiros mais charmosos da cidade.
VIVA BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...