Translate

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

JULIANA PAES: A FORÇA DA ATRIZ, MÃE, MULHER E MUSA INSPIRADORA

Às gargalhadas, Juliana Paes, de 38 anos, assume: anda com a boca meio suja. “Peguei o jeito meio masculino de falar da Bibi. Tenho falado mais palavrão e gíria! Esse jeitão dela está comigo e não vai me soltar tão cedo”, entrega a atriz, que na pele da traficante Bibi Perigosa é destaque em A Força do Querer. “Mas não quero levar nada dela para a minha vida pessoal. Só quero as novas bijuterias que ela vai usar nessa nova fase que são maravilhosas”, diz a atriz, sobre o figurino da personagem, que se tornou primeira-dama do morro e dará uma repaginada intensa no visual nos próximos capítulos que serão exibidos na TV Globo.

Na trama, Bibi, sangue quente e apaixonada pelo marido, Rubinho (Emílio Dantas), chegou a sair no tapa com a amante dele, a novinha Carine, vivida por Carla Diaz. Já Juliana não deixaria esse ciúmes transparecer jamais. “Sou ciumenta orgulhosa. Não daria esse gostinho para a outra pessoa de jeito nenhum! Não passo recibo de ciúme! Fico quieta”, diverte-se ela, que rebate as críticas de que a trama de Glória Perezglamouriza a vida no crime. “Não existe justificativa, mas há sempre uma explicação. A novela mostra histórias da vida real. Não tem como ignorar a realidade que estamos vivendo”, afirma Juliana, que acredita que Bibi deve ser punida. “Torço para que a Bibi se dê muito mal, para que quebre a cara. Mas torço também para que ela consiga se redimir e saia desse rolo em que se meteu”, diz.

Casada há nove anos com o empresário Carlos Eduardo Baptista e mãe de Pedro, de 6 anos, e Antonio, de 4, ela tem feito uma gincana para conciliar a rotina pesada de gravações de até 12 horas por dia com a vida familiar (a reportagem comprova, foram dias de negociação até encontrar uma brecha na agenda para a produção deste brilhante ensaio de capa). “Passo muito mais tempo na pele da Bibi do que em casa. Mas tento compensar nos fins de semana, principalmente aos domingos, que é quando me dou o direito de não sair e de fazer absolutamente nada”, explica ela, que também nega o rótulo de supermulher. “Me sinto presenteada por saber que tem gente que me acha um mulherão. Fico feliz. Mas é complicado porque não me sinto isso tudo que as pessoas acham”, diz aos risos.
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
BIBI X FAMÍLIA
“Estou tendo pouco tempo para ficar com o Dudu e os meninos. Passo muito mais tempo na pele da Bibi do que em casa. Mas tento compensar nos fins de semana, principalmente aos domingos, que é quando me dou o direito de não sair e de fazer absolutamente nada. Tenho saído muito pouco. Gravo em média 12 horas por dia, de segunda a sábado. Faço uma ginástica, um malabarismo danado para conciliar as gravações com a minha vida.”
DILEMAS DE MÃE
“Tento ver os meninos de manhã, antes de eles irem para a escola. Na maioria das vezes, quando chego em casa, eles já estão dormindo. Dou um cheirinho e um beijinho neles na cama e é isso. Durante o dia, fico trocando vídeos com eles: ‘Mamãe está aqui na gravação. E vocês?’ Meu dia a dia é basicamente assim. Fazer novela é uma batida que as pessoas não têm a menor ideia (ênfase).”

DO MAL?
“Os meninos veem a Bibi nas chamadas da novela que passam durante a programação. De vez em quando, eles vêm me perguntar alguma coisa ou falam: ‘Olha ali a mamãe’. O Antonio, que é mais novo, ainda não tem um entendimento. Mas o Pedro já tem e me perguntou se a minha personagem é do mal: ‘Mamãe, a sua personagem é do mal?’ Falei: ‘Filho, ela é sim. Ela serve até para as pessoas saberem o que é bom e o que é mau. Para as pessoas poderem diferenciar o caminho do bem e o do mal. Ela é como se fosse a bruxa das histórias que conto para você dormir. A mamãe dessa vez está fazendo o papel da malvada para as pessoas verem que não é o melhor caminho’. Ele super se deu por satisfeito com a explicação e não perguntou mais (risos)”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
MÃEZONA
“Quando tem reunião na escola, peço liberação com a produção da novela e compareço. Vou a todas as festinhas e compromissos. Com relação à escola, sou bem presente. Mas no dia a dia, na hora de botar para dormir, na hora de botar para tomar banho, é o Dudu que tem feito. E fico muito tranquila porque ele é um superpai.”

TEMPO PARA O CASAL
“Sempre sobra um tempinho para a gente. Claro que não é aquela quantidade de tempo enorme, mas tempo tem a ver com intensidade e qualidade e não com quantidade. Mesmo que a gente esteja pouco junto, o tempo que fico com o Dudu é muito gostoso, intenso e bom.”

CORPÃO
“Ultimamente não tenho me exercitado tanto. Estou contando com a sorte, com o que Deus me deu e com o meu bom senso. Malho nas brechinhas que tenho e só tenho conseguido malhar de 1 a 2 vezes por semana, no máximo. Tento controlar bem a alimentação. Não posso dizer que estou me matando de malhar e de fazer dieta porque é mentira.”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
MEMÓRIA CELULAR
“Depois que tive filhos entrei numa rotina de atividades e de exercícios que me permite, em alguns momentos da minha vida, como agora, não malhar sempre. Mesmo que não esteja malhando com tanta frequência, tenho um aporte muscular que mantém meu metabolismo acelerado. Tenho uma estrutura física que me permite ficar 2, 3 semanas sem malhar e sem grandes prejuízos. Claro que quando começa a passar disso, passo a sentir falta. Nunca fui de me exercitar por estética. Gosto mesmo é da endorfina, da sensação de depois do treino. Nunca fui rata de academia. Graças a Deus sempre tive uma genética favorecida.”
MULHERÃO?
“Me sinto presenteada por saber que tem gente que me acha um mulherão. Fico feliz. Mas é complicado porque não me sinto isso tudo que as pessoas acham. Não acordo me achando essa Coca-Cola toda. É gostoso para mim ter esse retorno. Isso me estimula a me manter bem cada vez mais. Saber que inspiro as pessoas e que elas querem estar perto de mim tem importância política. Mudar o dia das pessoas com um sorriso é uma grande responsabilidade. E tento dar conta dela com o maior amor do mundo.”

PODEROSA
“Me sinto muito poderosa quando vejo meus dois filhos brincando e correndo saudáveis, alegres, sorrindo... Penso: ‘Fui eu quem fiz e com pitadas de alegria’. Eles são muito felizes e me sinto muito poderosa com isso.”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
DEPOIS DA BIBI
“Vou me dedicar ao cinema e programei minhas férias para dezembro e janeiro. Meus movimentos foram friamente calculados para viajar com os meus filhos (risos). Estou com saudade acumulada. Primeiro vamos para a nossa casinha em Orlando e depois vamos para alguma estação de esqui. Gostamos de levar as crianças para a neve, curtimos muito. Dudu e eu adoramos snowboard.”

CIÚME
“Sou ciumenta orgulhosa. Mas não tenho nada a ver com a Bibi, que vai aprontar com a amante do Rubinho (na trama, o traficante trai Bibi com uma menina mais nova, Carine, vivida por Carla Diaz). Não daria esse gostinho para a outra pessoa de jeito nenhum! Não passo recibo de ciúme! Fico quieta (risos).”
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
A BIBI QUE ENSINA (OU NÃO) 
“Peguei o jeito meio masculino de falar da Bibi. Tenho falado mais palavrão e gíria. Esse jeitão dela está comigo e não vai me soltar tão cedo. Mas não quero levar nada dela para a minha vida pessoal. Só quero as novas bijuterias que ela vai usar nessa nova fase que são maravilhosas (risos). E mais nada. Porque ela é muito doida!”

EMPODERAMENTO ÀS AVESSAS?
“Não chamaria o que a Bibi faz de empoderamento. Todo o poder que se conquista através de dinheiro ou de um homem não é empoderamento. Mulheres como ela estão sempre atreladas ao poder de um homem. No caso da Bibi, vai ter um momento em que ela vai dar as cartas. Mas até agora tudo o que está acontecendo com a personagem acontece por causa da manipulação masculina.”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
MULHERES QUE AMAM DEMAIS
“A Bibi tem uma obsessão pelo Rubinho, que é quase uma patologia. Tem também um deslumbre com o universo do crime e a perspectiva do dinheiro fácil. Ela sempre se escora na premissa de que é por pouco tempo, de que é só uma passagem. Mas talvez não seja só isso e nem mesmo Bibi tenha plena consciência disso. Mas que ela está deslumbrada com isso, ela está.”

REALIDADE X FICÇÃO
“Por um lado, fico feliz de as pessoas estarem falando bem do meu trabalho. Por outro, estou sempre preocupada em contar a história da Bibi de uma maneira muito real. O que não podemos é dar tintas de glamour a uma realidade tão dura. Estou sempre tentando trazer – na parte que me cabe, é claro – a história para a realidade, torná-la o mais orgânica possível. De maneira que, se ela vai posar com uma arma na mão, que não exista a preocupação em mostrá-la linda e maravilhosa. Que ela tenha um suor na cara, que esteja meio descabelada. Se vamos contar a realidade, que contemos sem pintar com tintas que não sejam tintas da realidade. É o trabalho que tento fazer diariamente na composição da Bibi. Não é só alegria. Não são só delícias, existem dores também e faço questão de pintá-las com tintas reais.”

GLAMOURIZAÇÃO DO CRIME
“Não acho que a novela esteja glamourizando o mundo do crime. A dramaturgia tem como função principal e primordial entreter as pessoas, contar boas histórias e promover a reflexão. A função da telenovela não é educar. Ela pode até fazer isso, mas não é sua função principal. A ficção precisa estar livre para contar histórias. E a novela mostra histórias da vida real. Se estamos vivendo isso, por que não retratar essa realidade? Temos que ter o cuidado de retratar bem, de fazer um retrato real. Não tem como ignorar a realidade que estamos vivendo. Também não podemos contar um sonho cor-de-rosa só porque estamos falando para milhões de pessoas. Temos que contar bem contado, mostrando a realidade, os ônus e os bônus da escolha da Bibi, que é ambígua, complexa e que estou tendo o prazer de fazer.”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)
REPERCUSSÃO
“A repercussão está indo além do que imaginei e estou muito feliz. As pessoas ficam muito irritadas com a Bibi. Acho isso um barato. E sempre digo que nem todo mundo que caiu na vida do crime é essencialmente de má índole por natureza. Muitas vezes, são pessoas que foram levadas para esse caminho. Não estou justificando. Não existe justificativa para o crime, mas há sempre uma explicação.”

FINAL FELIZ
“Torço para que a Bibi se dê muito mal, para que quebre a cara. Mas torço também para que ela consiga se redimir e sair desse rolo que ela se meteu. Se tiver que pagar por alguma coisa que pague, se tiver que sofrer que sofra. Não acho que ela é uma mocinha. Acho que ela tem que sofrer pelo que fez. Mas torço para que ela consiga, acima de tudo, passar uma lição para as pessoas. Mostrar que a vida do crime não vale a pena. Torço para que nos momentos finais da novela essa mensagem fique muito clara.”

LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS
“Não me sinto confortável para dar uma opinião definitiva. Porque para opinar sobre isso teria que estar muito por dentro de estatísticas, números. Teria que realmente saber se legalizar as drogas num país como o Brasil aumentaria o consumo. Não tenho dados suficientes para isso. Tendo a achar que em países que decidiram pela legalização a criminalidade em torno desse universo diminuiu. Mas tenho dificuldade de opinar porque não sei se o Brasil está inserido nesse mesmo panorama. É complicado.”
Juliana Paes Aspas (Foto:  )
Juliana Paes (Foto: Sergio Baia)

ANIVERSARIANTES

Blake Lively

25/08Virgem

Tony Ramos

25/08Virgem

Rachel Bilson

25/08Virgem

Thalia

26/08Virgem

Guilherme Winter

28/08Virgem



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...