Translate

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ao som de jazz, primeiro filme de suspense de Hitchcock é exibido em Presidente Prudente

Diretor aponta a obra 'O Inquilino' como sua estreia no gênero. Sessão é gratuita e ocorre nesta terça-feira (29), a partir das 19h30.


A exibição do filme “O Inquilino”, a partir das 19h30 desta terça-feira (29), encerra a mostra “Deu Jazz!”, que contou com histórias embaladas pelo swing do estilo, realizada pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente. O longa, de 1927, é apontado pelo diretor Alfred Hitchcock (1899-1980) como seu primeiro verdadeiro filme de suspense.
A sessão gratuita, que ocorre no Bosque do Serviço Social do Comércio (Sesc), faz parte do projeto Sussurros de Cinema, que promove a projeção de filmes mudos acompanhados por um grupo de músicos que executam a trilha sonora ao vivo. Neste caso, o ritmo escolhido é o jazz, que embala o clima urbano da história. Composta por Lucas Oliveira, que também assume a guitarra, a trilha sonora é regida por Gabriel Mendeleh e executada pelos músicos Alê Brant (baixo), Daniel Del Carpio (bateria) e Alexandre Peres (guitarra).
Na trama de "O Inquilino" (The Lodger: A Story of The London Fog), “O Vingador” é um serial killer que está fazendo fama em Londres ao matar jovens mulheres loiras. Enquanto isso, um novo hóspede, Jonathan Drew (Ivor Novello), chega à pensão do casal Bounting (Arthur Chesney e Marie Ault) em busca de um quarto para alugar, e logo chama a atenção pelos seus hábitos estranhos, como o de sair em noites nevoentas e guardar a foto de uma moça loira em seu quarto.
Com história semelhante à do famoso serial killer Jack, o estripador, o longa foi uma inovação para o cinema da época pelas várias cenas ambíguas, como a que o protagonista caminha sobre um chão de vidro, o que dá a entender que os donos da casa estão ouvindo seus passos, assim dispensando o recurso de legendas, já que Hitchcock considerava cinema mudo o verdadeiro cinema.
"O Inquilino" ainda conta com a atuação de Ivor Novello, que apenas com suas expressões faciais consegue passar uma gama de emoções. Em sintonia com a direção ambígua de Hitch, ele ora ganha ares ameaçadores, ora se comporta como um jovem sensível e indefeso, o que demonstra o seu talento. Grande ator de teatro, Novello faria poucos filmes. Ele voltaria a ser dirigido por Alfred em “Downhill”, que não alcançou o mesmo sucesso de "O Inquilino".

Serviço

  • O que: Cine Bosque – Mostra “Deu Jazz!” (Sussurros de Cinema)
  • Filme: “O Inquilino”, ao som de jazz (The Lodger: A Story of the London Fog. Reino Unido, 1927, 90 minutos. Suspense. Direção: Alfred Hitchcock. Com Marie Ault, Arthur Chesney e Reginald Gardiner).
  • Quando: Dia 29 de agosto, terça-feira, às 19h30.
  • Onde: No Bosque do Sesc Thermas.
  • Quanto: Grátis.
  • Classificação indicativa: 14 anos.
  • Trilha sonora ao vivo com Lucas Oliveira (guitarra), Alê Brant (baixo), Daniel Del Caprio (bateria), Alexandre Peres (guitarra) e Gabriel Mendeleh (regência). Composição: Lucas Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...