Onda de frio pode provocar geada no sudeste, sudoeste e sul do estado e terça-feira deve ser dia mais frio do ano.
A terça-feira, 18 de julho, deve ser o dia mais frio de 2017 em Mato Grosso do Sul, segundo a meteorologia. As temperaturas podem ficar negativas com previsão de -1°C, no sul e sudoeste do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital sul-mato-grossense, os termômetros devem variar entre 6°C e 16°C, para desespero de uns e alegria de outros, como Eudes Jorge, que diz gostar do clima frio, pois remete a ele a tradição das baixas temperaturas sulistas.
"Eu fico até esperando mesmo a época de frio para poder curtir esse tempinho gostoso", disse ao G1. Ele comentou que precisa mudar alguns hábitos quando a temperatura cai. "A partir de 10°C, eu tenho que dormir com o ventilador desligado".
As temperaturas perto de 0°C assustam o promotor de vendas Daniel da Silva Santana, 29 anos, que não gosta de frio, principalmente quando precisa sair de casa ou andar de moto.
"Eu não gosto de frio. Frio para mim já é frio a partir de 20°C. Eu gosto mais de ficar em casa quando está frio, gosto de ficar deitado. Estou aqui por necessidade e acho que amanhã eu nem vou sair de casa", disse sobre a previsão de mínima de 6°C.
Para a agente de crédito Cleide Machado, de 47 anos, o maior problema do frio é acordar cedo e ter que lidar com a água gelada, para lavar louça ou roupa, por exemplo. "O frio é ruim pra tudo. O cabelo não para no lugar, por causa do vento, é ruim pra mexer com água, é ruim para acordar cedo, para tomar banho etc.", resumiu.
No leste, a mínima deve ser de 11°C e a máxima não passa dos 19°C. Situação parecida está prevista para o Pantanal, onde as temperaturas variam entre 9°C e 19°C, mas, o frio abaixo de 10°C já assusta muitos moradores de Corumbá, onde os termômetros oscilam entre 8°C e 16°C.
De domingo (16) para segunda (17), a temperatura caiu de 28°C para 8°C na Cidade Branca. "Esse frio aí, ninguém aguenta", disse Fábio Marques. Júlia de Souza também não gosta de frio e faz planos para aproveitar o tempo em casa. "Estou indo me rebuçar, tomar aquele banho gostoso e dormir", contou.
No sul e sudoeste, onde o frio geralmente é mais intenso, a máxima não passa dos 14°C e a mínima pode ficar abaixo de 0°C.
Em Dourados, a 214 km da capital, Viviane Zolete é dona de uma lanchonete e contou ao G1 que adaptou o cardápio para lucrar com o clima ameno, que deve ter temperaturas entre 4°C e 10°C na terça-feira (18) .
"Venho mais cedo, preparo o cappuccino, o chocolate, o leite, porque vende bem mais. As pessoas comem mais no frio. Salgado, comidas quentes.
Alerta
O Inmet emitiu alerta para perigo de declínio de temperatura até a quarta-feira (19). A massa fria e seca de ar pode provocar geada ao amanhecer no sudeste, sudoeste, sul e centro, mas, durante o dia o sol volta a aparecer. A umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 15% no centro-sul.
As chances de geada continuam na quarta-feira (19), quando as temperaturas voltam a subir lentamente. O fim de semana ainda deve ter mínimas de 11°C no sábado (22) e de 16°C no domingo (23), conforme a meteorologia.
Essa é a terceira onda de frio que atinge o estado neste ano, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho.
A mudança no tempo fez as temperaturas despencarem até no oeste de Mato Grosso do Sul, onde o calor predomina na maior parte do ano. Em Corumbá, no Pantanal, a mínima chegou a 6°C nesta segunda-feira (17), com sensação térmica de 2°C por conta dos ventos, segundo Natálio Abrahão. A mínima do estado foi registrada em Ponta Porã, onde fez 5°C.
Ele explica que a onda de frio é consequência de uma massa de ar polar que se desloca pela Cordilheira dos Andes e atinge o Brasil e derruba as temperaturas no oeste/sul de Mato Grosso do Sul.
O meteorologista lembra que, apesar do frio nesta semana, as mínimas estão mais amenas se comparadas com o inverno de 2013, que foi um dos mais rigorosos da história.
A próxima massa de ar polar está prevista para chegar ao estado na primeira semana de agosto, mas deve ser menos intensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!