Translate

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Cão do 18º BPM/I, de Presidente Prudente, recebe título de 'melhor faro' em torneio de operações

Em sua primeira competição, Baruk se destacou na detecção de entorpecentes. Evento recebeu equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Forças Armadas.


O cão de faro Baruk, que atua no Canil da Força Tática do 18 º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Presidente Prudente, foi eleito o animal com melhor faro no 1º Torneio de Operações com Cães do 26º BPM/M, em Franco da Rocha. Na categoria, que visa a detecção de entorpecentes, mais 13 equipes disputaram a colocação com ele, conforme contou ao G1 o sargento Joel de Godoi Bueno Junior, comandante do Canil. A conquista foi divulgada nesta segunda-feira (3).
Adestrado pelo cabo Luís José das Neves e pelo soldado César Alves da Conceição, Baruk foi o cão que, no momento, apresentou mais aptidão para participar do torneio. De acordo com o comandante do Canil, esta foi sua primeira competição.
Participaram do evento, nas categorias cão policial e cão de faro, equipes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e das Forças Armadas de diversas localidades. O sargento explicou ao G1 que, em ambas, há a simulação de uma ocorrência real para o cão atuar com um tempo determinado. São colocadas algumas “complexidades” para verificar o foco do animal no trabalho.
Baruk fica sob os cuidados do cabo Neves e do soldado César Alves  (Foto: Polícia Militar/Cedida)Baruk fica sob os cuidados do cabo Neves e do soldado César Alves  (Foto: Polícia Militar/Cedida)
Baruk fica sob os cuidados do cabo Neves e do soldado César Alves (Foto: Polícia Militar/Cedida)

Desenvolvimento

Segundo salientou o sargento Júnior ao G1, o Canil do 18º BPM/I tem se desenvolvido “bastante” e conquistar boas colocações em torneios "dá uma motivação” a mais para todos os profissionais da área.
“É importante um reconhecimento”, frisou o comandante. Ele afirmou que é interessante ter uma boa equipe de cães de faro na região, já que é uma localidade com fluxo de transporte de drogas em decorrência de estar “na ponta do Estado”.
A colocação também causa contentamento porque tem tido resultados mesmo que a região ainda conte com uma “maneira mais arcaica de treinamento”. Conforme o sargento, existem muitas novas tecnologias para a atividade que as equipes tentam utilizar para evoluir.
O Canil continua empenhado para os treinamentos, apoios às polícias e para outros torneios.

Equipe

Conforme informou o setor de Comunicação Social, o Canil do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior têm 18 cachorros, sendo nove aptos para o policiamento, três que atuam como cães de faro e outros três que estão em processo de treinamento.
São cães das raças pastor belga de malinois e bloodhound, esse último está sendo treinado para localização de pessoas. Recentemente recebeu mais dois filhotes para treinamento nas atividades de cães de polícia. Os filhotes são da raça pastor belga de malinois. Eles estão com dois meses de vida e já iniciaram o treinamento.
A PM conta com o auxílio de cães em ações de Controle de Distúrbios Civis (CDC), revistas em unidades prisionais, policiamento a pé e em eventos e atividade educacionais.
Para se tornarem adestradores, os policiais frequentam o curso de Cinotecnia, que possui 45 dias de duração, e de Especialização em Cães Farejadores, com duração de 21 dias, ambos promovidos pelo Canil do 3º Batalhão de Choque, na capital paulista.
Baruk conquistou o título de melhor cão de faro (Foto: Polícia Militar/Cedida)Baruk conquistou o título de melhor cão de faro (Foto: Polícia Militar/Cedida)
Baruk conquistou o título de melhor cão de faro (Foto: Polícia Militar/Cedida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...