Exército informou que artefato não é utilizado há cerca de 10 anos. Bope foi acionado para detonar o morteiro falhado.
Moradores do bairro Previsul, na entrada de Corumbá, município distante 415 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, tomaram um susto na manhã deste sábado (6) quando encontraram uma granada de uso militar na calçada de um terreno baldio.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 6h (de MS). Ao chegar no local, que fica a 100 metros do presídio, os policiais isolaram a área e os moradores locais foram impedidos de entrarem e saírem das residências até a detonação do artefato por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general João Denison Maia Correia, disse que o artefato é um morteiro 60 mm, modelo M49 A2.
“Nós temos utilizado aquela munição para o exercício de tiro na localidade de Miranda, no nosso campo de instrução de Betione, que lá se localiza uma área muito mais ampla e muito mais adequada ao adestramento às frações que se utilizam aquele tipo de armamento. Nós tratamos aquele artefato como um engenho falhado. Ele oferece risco porque foi lançada e veio a explodir como devia. Mas pelo fato dela não ter explodido durante o exercício não quer dizer que ela não possa oferecer risco de um acidente que possa ocorrer agora”, afirmou o general.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!