Instalações preservadas devido à importância histórica ficam na Vila Furquim, às margens da linha férrea que corta a cidade.
O Prefeito Nelson Bugalho (PTB) assinou nesta terça-feira (30) o decreto 28.025/201, que formaliza o tombamento das instalações da antiga Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra), localizadas na Vila Furquim, em Presidente Prudente. O documento permite que a chaminé e o galpão façam parte do patrimônio histórico de Presidente Prudente, no ano em que a cidade celebra o centenário de sua fundação.
O ato ocorreu no auditório do Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes.
O processo de tombamento foi iniciado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Comudephaat) e concretizado através da assinatura do decreto.
De acordo com o prefeito, o tombamento é uma forma de reconhecer o valor histórico e cultural do local. As instalações passam a ter proteção especial, inclusive nas áreas civil e criminal. Segundo ele, esse será um instrumento para que o Ministério Público auxilie o município, na recuperação do imóvel.
O decreto estabelece o tombamento das instalações particulares, que compreendem o galpão e a chaminé, devido à importância do local para a história do município. O prédio não poderá sofrer alterações.
As instalações da antiga Sanbra ficam às margens da linha férrea que corta a cidade. O local teve seu auge na década de 1940, no beneficiamento do algodão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!