Translate

sábado, 18 de abril de 2015

Câmara vai anunciar cassação de prefeito na próxima semana

Sessão do Poder Legislativo de Presidente Bernardes em que será comunicada a perda dos direitos políticos de Júlio Omar Rodrigues (PMDB) ocorrerá na quarta-feira (22)


A Câmara Municipal de Presidente Bernardes vai anunciar a cassação dos diretos políticos do prefeito Júlio Omar Rodrigues (PMDB) na próxima semana. Com isso, o cargo ficará vago e deverá passar a ser ocupado pelo vice-prefeito José Lúcio Cauneto (PSB). O anúncio sobre a mudança será feito em sessão marcada para a quarta-feira (22), às 20h.
Segundo o procurador jurídico do Legislativo, Carlos Fernando Omito, a situação é um cumprimento de uma determinação judicial. "A Justiça enviou o ofício ao Ministério Público, que também nos encaminhou na quarta-feira [15]. Foi determinada a extinção do mandato do prefeito por suspensão dos direitos políticos. Será anunciada a vacância do cargo. A sessão vai dar ciência ao plenário, como determinam o Regimento Interno e a Lei Orgânica, apenas isso. A Câmara não tem de votar nada", explicou ao iFronteira.
A sessão, que normalmente seria na terça-feira (21), ocorrerá no dia seguinte, por conta do feriado de Tiradentes. Ainda conforme Omito, a suspensão dos direitos políticos foi dada apenas ao prefeito. "Pela ordem, quem assume é o vice-prefeito, que deve ter a convocação e a documentação feitas pela Câmara ainda na quarta-feira [22]", salientou o procurador jurídico.
Vice-prefeito
Por telefone, o vice-prefeito José Lúcio Cauneto confirmou ao iFronteira que não foi atingido pela decisão da Justiça. Ele ainda falou que foi comunicado pela Câmara sobre a vacância do cargo de prefeito.
"Não sei se o prefeito entrará com recurso ou não. Fui informado pela Câmara sobre a cassação, mas, por enquanto, não recebi nada oficialmente sobre eu assumir como prefeito. Por isso, prefiro não comentar sobre o assunto", salientou Cauneto.
O caso
Em outubro do ano passado, o prefeito Júlio Omar Rodrigues (PMDB) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) por compra de voto. Ele foi condenado à prisão e ao pagamento de multa.
De acordo com a decisão, Rodrigues prometeu emprego a um eleitor, durante a campanha em 2012. De acordo com o julgamento, a pessoa recebeu a proposta e depois teve a promessa cumprida, o que caracterizou “corrupção eleitoral”.
Rodrigues foi eleito prefeito com 4.276 votos, o que representa 51,28% dos votos válidos.
Outro lado
iFronteira ligou para o prefeito, porém, ele disse que estava almoçando e que não poderia falar no momento. A reportagem tentou contato novamente com Rodrigues, porém, a ligação não foi atendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...