Translate

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Jerez, dia 1: Ferrari e Sauber roubam a cena; Mercedes mostra confiabilidade

Na abertura da pré-temporada da Fórmula 1, Vettel fecha dia como mais rápido com Ferrari, Alonso sofre com McLaren, e Rosberg bate recorde ao completar 157 voltas


Sebastian Vettel de Ferrari, Fernando Alonso de McLaren, apresentações de Mercedes e Williamspintura camuflada da RBR... Para os fãs da Fórmula 1 que estavam com “abstinência” desde o fim do campeonato de 2014, foi um dia recheado de novidades, para matar a saudade da categoria máxima do automobilismo mundial e ter uma pequena mostra do que pode acontecer em 2015. Neste domingo, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, pilotos e equipes deram início à primeira das três sessões de pré-temporada.
Em um frio domingo no circuito espanhol, com temperaturas em torno de 5° C, sete das nove equipes foram à pista, cada uma tendo direito a usar apenas um carro: Mercedes (com Nico Rosberg), RBR (Daniel Ricciardo), Williams (Valtteri Bottas), Ferrari (Sebastian Vettel), McLaren (Fernando Alonso), STR (Carlos Sainz Jr) e Sauber (Marcus Ericsson). As ausências ficaram por conta da Lotus, cujo carro só chega ao autódromo no fim do dia, e a Force India, que já havia anunciado que não participaria da sessão de Jerez.
Sebastian Vettel Ferrari (Foto: Getty)Com a Ferrari, Sebastian Vettel foi o mais veloz no primeiro dia de testes em Jerez (Foto: Getty)
Rosberg completa "duas corridas" com Mercedes e bate recorde
E após nove horas de atividades, engana-se quem achou que veria a "toda poderosa" Mercedes, campeã de tudo em 2014 na frente. A equipe alemã, no entanto, mostrou um belo cartão de visitas. Responsável por guiar o W06 Hybrid neste domingo, o atual vice-campeão, Nico Rosberg, completou impressionantes 157 voltas, número recorde em um dia de pré-temporada, e distância equivalente a duas corridas completas. O desempenho dá indícios de que a confiabilidade dos carros prateados, um dos poucos pontos fracos de 2014, não é mais problema. 
Nico Rosberg - Mercedes - Jerez de la Frontera - dia 1 (Foto: Getty Images)Mercedes mostrou confiabilidade. Rosberg deu 157 voltas e não teve nenhum problema (Foto: Getty Images)

Ferrari e Sauber surpreendem
Porém, depois de liderar boa parte da atividade, a Mercedes foi surpreendida por Sebastian Vettel, que guiava pela primeira vez o novo carro da Ferrari. Com poucas voltas completadas, o alemão baixou para a casa de 1m22s, desbancando o compatriota. Parecendo se encaixar bem com o SF15-T, o tetracampeão seguiu evoluindo durante a sessão e fechou com 1m22s620, melhor tempo do dia. Outra equipe que superou as expectativas foi a Sauber. O sueco Marcus Ericsson também foi mais rápido que Rosberg e apareceu na segunda colocação da folha de tempos, dando indícios de que a Ferrari pode ter acertado a mão no motor deste ano, após o fraco propulsor de 2014.
Marcus Ericsson - Jerez de la Frontera - 1/2/2015 (Foto: Getty Images)Companheiro de Felipe Nasr, Marcus Ericsson surpreendeu ao colocar a Sauber na segunda posição (Foto: Getty Images)
E de pouco adiantou a pintura provisória camuflada da RBR, para esconder as inovações aerodinâmicas dos rivais. Daniel Ricciardo teve participação discreta, anotou 1m23s338 e fechou o dia em quarto. 
Carro da RBR - Jerez de la Frontera - 1/2/2015 (Foto: Getty Images)Carro da RBR usado no primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera (Foto: Getty Images)
Responsável por guiar a Williams neste domingo, o companheiro de Felipe Massa, Valtteri Bottas, completou 73 voltas e terminou na quinta posição, com 1m23s906. A sexta posição ficou com o jovem estreante espanhol, Carlos Sainz Jr, da STR, com 1m25s327.
Valtteri Bottas com a Williams no primeiro dia de testes da Fórmula 1 em Jerez (Foto: Getty Images)Valtteri Bottas com a Williams no primeiro dia de testes da Fórmula 1 em Jerez (Foto: Getty Images)

McLaren sofre problemas previsíveis com Honda
Quem não deve ter ficado muito à vontade com a boa apresentação da Ferrari neste primeiro dia de testes foi Fernando Alonso, que deixou a equipe no fim de 2014 cansado da falta de carros competitivos. De volta à McLaren, o espanhol foi capaz de completar somente seis voltas. E em nenhuma ele conseguiu extrair o máximo do carro, fechando o dia em último com o altíssimo tempo de 1m40s738. As dificuldades da McLaren, no entanto, já eram esperadas. Com a Honda entrando na nova era de motores V6 turbo com um ano de atraso para as concorrentes, o time inglês tem experimentado uma situação semelhante ao que todas as equipes viveram nos primeiros testes de 2014.
Fernando Alonso - McLaren - testes Fórmula 1 Jerez de la Frontera - dia 1 (Foto: Divulgação)Fernando Alonso ficou a maior parte do tempo nos boxes, com problemas na McLaren (Foto: Divulgação)


E com exceção dos problemas da McLaren-Honda, a abertura da pré-temporada 2015 foi bem diferente da de 2014. No ano passado, em razão das profundas mudanças no regulamento, as equipes sofreram para acertar seus carros e o que se viu em Jerez foram muitas quebras, poucos carros na pista e tempos altos. Neste ano, com as poucas alterações nas regras e um ano de experiência do regulamento, as equipes mostraram maior domínio sobre os carros. A marca deste domingo de Vettel, por exemplo, foi quase cinco segundos melhor que o tempo mais rápido do primeiro dia de testes de 2014, de 1m27s104, anotado por Raikkonen na ocasião.
Tempos do teste da Fórmula 1 em Jerez (Foto: GloboEsporte.com)
Os pilotos voltam à pista nesta segunda-feira para o segundo dia de testes em Jerez, que marcará a primeira vez de Felipe Nasr com a Sauber. O campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, é outra atração. As atividades na pista andaluza vão até quarta-feira. Ainda há mais duas sessões de pré-temporada, ambas em Barcelona, de 19 a 22/02 e de 26/02 a 1º/03. A primeira etapa do campeonato está marcada para o dia 15/03, na Austrália.
Escalação dos testes da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...