Oito estabelecimentos foram autuados pelo órgão.
Alimentos estragados também foram encontrados nos hotéis.
O Procon Estadual fiscalizou e autuou oito hotéis em Copacabana, Zona Sul do Rio, nesta terça-feira (30) durante a última ação de 2014. A Operação Show da Virada ocorreu na orla do bairro de referência do Réveillon carioca. De acordo com o órgão, baratas e insetos foram encontrados na cozinha de alguns enstabelecimentos. Em cinco destes hotéis foram descartados 44 quilos e 510 gramas de produtos impróprios ao consumo.
O comércio no entorno dos estabelecimentos autuados também foram fiscalizados pelo Procon. Os hotéis que foram notificados são: Apa Hotel, Mirassol, Premier Copacabana Hotel, Copacabana Sol Hotel, Royaltie Hotel, Hotel Canadá, Toledo Copacabana Hotel e Atlântico Copacana Hotel (veja a lista de autuações abaixo).
Além de encontrar insetos, os agentes de fiscalização também acharam alimentos estragados e falta de informação ao consumidor. A operação foi guiada por denúncias dos consumidores na autarquia. Taxistas cobrando preços abusivos também foram autuados.
Segundo o Procon-RJ, não havia preservativos femininos e/ou masculinos disponíveis nos quartos de cinco dos oito hotéis autuados – uma obrigação instituída pela Lei Estadual 4364/2004. Somente no Premier Copacabana Hotel foram descartados cerca de 16kg de alimentos sem especificação do prazo de validade, entre molhos, carnes, frios e temperos que estavam nas geladeiras.
No Atlântico Copacabana Hotel, na Rua Siqueira Campos, além de descartarem cerca de 12kg de produtos impróprios ao consumo, os fiscais encontraram baratas na cozinha dentro do freezer, que foi interditado até que fosse feita sua limpeza e dedetizado.
Os agentes também constataram a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros do Estado (CBMERJ) e de potabilidade da água. O hotel não possuía quarto adaptado para portadores de necessidades especiais, e um ralo da cozinha estava solto. O estabelecimento tem o prazo de cinco dias para sanar estas irregularidades.
Balanço da Operação Show da Virada:
1 - APA Hotel (Rua República do Peru, 305 – Copacabana): Ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz informando "diga não ao turismo sexual". Não há acessibilidade na entrada do hotel. Não há folheto explicativo sobre prevenção da AIDS. Ausência de preservativos femininos disponíveis nos quartos.
2 - Hotel Mirasol (Rua Rodolfo Dantas, 86 – Copacabana): Produtos sem especificação encontrados no freezer da cozinha: 200 g de salmão e 100 g de carne lagarto. Produtos vencidos encontrados no freezer da cozinha: 120 g de lagarto vencido. Produtos vencidos encontrados no freezer do almoxarifado: 2 kg e 200g de contra filé.
3 - Premier Copacabana Hotel (Rua Toneleiro, 205 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência da autenticação do Procon-RJ no Livro de Reclamações. Produtos sem especificação de validade encontrados nas geladeiras da cozinha: 2 kg de molho branco, 1kg e 800 g de azeitona, 3 kg de carne, 1kg e 400 g de ervilha, 4 kg de linguiça, 400 g de bacon, 300 g de aspargos, 2 kg e 100g de presunto, 300 g de queijo prato.
4 - Copacabana Sol Hotel (Rua Santa Clara, 141): Ausência de certificado do corpo de bombeiros. Ausência de preservativos nos quartos. Não há folheto explicativo sobre prevenção da AIDS. Produtos sem especificação: 1 kg e 600g de muçarela, 200g de queijo minas, 1 kg e 200g de linguiça calabresa, 2 kg e 200g de bacon. Vencidos: 200g de torrada, 200g de requeijão cremoso, 690g de apara de frango.
5 - Toledo Copacabana Hotel (Rua Domingos Ferreira 71 – Copacabana): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Não apresentaram certificado do corpo de bombeiros. Ausência de preservativos. Não há folheto explicativo sobre prevenção da AIDS. Não há acessibilidade para chegar ao restaurante em que é servido o café-da-manhã.
6- Hotel Canadá (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 687): Produtos com prazo de validade expirado: 3 kg de linguiça, 2 kg de filé mignon, 400g de molho quatro queijos. Produtos sem especificação de validade: 600g de pão de forma, 100g de queijo prato, 600g de salsicha, 2 kg de bacon. Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando "diga não ao turismo sexual". Não há acessibilidade na entrada do hotel e nenhum quarto é adaptado para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Ausência de preservativos masculinos e femininos disponíveis nos quartos. Ausência de cartaz informando sobre crimes e penas da exploração sexual infantil.
7 - Royalty Copacabana Hotel (Rua Toneleiros,154 – Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. No ato da fiscalização não foi apresentado o certificado de potabilidade da água e o certificado do corpo de bombeiro, sob alegação da ausência do gerente. Fica determinado o prazo da defesa para a apresentação do documento.
8 - Atlântico Copacabana Hotel (Rua Siqueira Campos, 90 - Copacabana): Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. Produtos sem especificação encontrados no freezer da cozinha: 1 kg de blanquet, 2 kg e 500g presunto, 1 kg e 500 g de queijo prato, 800 g de sobrecoxa, 800 g de bacon, 2 kg de linguiça calabresa, 1 kg peito de peru, 2 kg de linguiça acebolada. Ralo solto na cozinha prazo de cinco dias para regularização. Encontradas baratas na cozinha dentro do freezer. Interditado até limpeza e dedetização do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!