Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PF mostra casa de luxo construída pelo tráfico no Paraná

Mansão faz parte de série de imóveis de luxo bloqueados pela Justiça.
Suspeitos foram presos nesta terça-feira, durante operação em 6 estados.


Um vídeo divulgado pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (2) mostra detalhes de uma mansão construída com dinheiro do tráfico de drogas em Umuarama, no noroeste do Paraná, segundo a própria polícia. A gravação foi feita durante operação deflagrada às 5h desta terça-feira, em seis estados brasileiros. Foram expedidos 13 mandados de prisão — até o fim da tarde desta terça-feira, 12 pessoas haviam sido presas. Um suspeito, morador de Umuarama  e apontado pela PF como um dos responsáveis pela lavagem de dinheiro recebida com o tráfico de drogas, permanecia foragido. Dezesseis pessoas foram levadas para a delegacia para prestar depoimento.
Entre os bens já apreendidos pela PF está um helicóptero (Foto: Divulgação / PF)
Entre os bens já apreendidos pela PF está um
helicóptero (Foto: Divulgação / PF)
As imagens da polícia mostram cômodos decorados com itens de luxo, várias televisões e um espaço com piscina, nos fundos do imóvel. Os ambientes estão todos bem organizados, parecem intactos. A mansão faz parte de uma série de imóveis luxuosos bloqueados pela Justiça. No total, foi determinado o bloqueio de bens de sete fazendas, quatro sítios, cinco apartamentos, 16 terrenos urbanos, nove casas e dois prédios comerciais. Conforme a PF, os bens estão avaliados em mais de R$ 60 milhões.
Os suspeitos também usaram o dinheiro do tráfico para a compra de carros de luxo, lanchas, motos náuticas, dois aviões e um helicóptero, todos apreendidos na manhã desta terça-feira, junto com R$ 100 mil, encontrados em um dos imóveis. A PF expediu mandados de apreensão de 3.500 cabeças de gado que estavam em fazendas localizadas na região noroeste do Paraná.
"O trabalho começou em abril, quando recebemos informação de que um indivíduo que já havia sido preso por tráfico em 2003 começou a desenvolver um patrimônio e uma renda bastante incompatíveis. Verificamos que ele adquiriu milhares de cabeças de gados, helicóptero, avião, apartamento de luxo em Umuarama e Londrina. Começamos a investigar e verificamos que novamente ele havia construído toda uma estrutura e uma rede de tráfico de entorpecentes internacional", disse o delegado Vinícius Faria, em entrevista concedida em Guaíra, no oeste do estado.
Como a quadrilha agia
Segundo Faria, o suspeito de ser chefe da quadrilha coordenava todo o esquema de Umuarama, com "sucursais" em São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso do Sul e no exterior.  Ainda segundo a polícia, a quadrilha levava cocaína do Peru e da Bolívia para Rondônia e de lá encaminhava a droga para a Europa. Os pagamentos eram feitos em dólares e euros e tinham a participação de casas de câmbio nas negociações.

As cidades onde os mandados estão sendo cumpridos são: Londrina (PR), Umuarama (PR), Altônia (PR), Cruzeiro do Oeste (PR), Maria Helena (PR), Amambai (MS), Porto Murtinho (MS), Aral Moreira (MS), São Paulo, Itaúba (MT), Nova Santa Helena (MT), Colíder (MT), Nova Canaã do Norte (MT), Alta Floresta (MT), Ariquemes (RO) e Rio Acima (MG).
Droga camuflada em cargas de madeira  (Foto: Divulgação / PF)
Droga camuflada em cargas de madeira.
(Foto: Divulgação / PF)
Segundo a polícia, as investigações começaram em fevereiro, quando uma pecuarista de Umuarama foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas. A operação foi batizada de "Denarius", que significa dinheiro em latim. No total, 180 policiais e 10 autores da Receita Federal participam da operação.
O delegado da PF disse que novas prisões podem ser feitas, além dos mandados expedidos dentro da Denarius. Segundo ele, os suspeitos serão indiciados por tráfico internacional de entorpecentes, associação ao tráfico, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...