Letícia Arruda, de 17 anos, foi selecionada entre jovens de todo o Brasil e vai passar 15 dias na Terra do Sol Nascente
Uma entrevista por telefone, uma redação, boas notas e muita disciplina deram a estudante Letícia Arruda, de 17 anos, a chance de realizar um sonho. Há quase três anos ela estuda a língua japonesa e no dia 19 deste mês vai embarcar para a Terra do Sol Nascente, onde ficará por 15 dias em um intercâmbio cultural. A aluna do Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Presidente Prudente foi selecionada entre jovens de todo Brasil para uma experiência única.
Letícia conta que começou a se interessar pela língua japonesa quando um conhecido foi morar no Japão. "Conversava com ele e decidi estudar. Para mim, o mais difícil é o tipo de escrita chamado de kanji", fala. O intercâmbio é uma iniciativa da Fundação Japão, que selecionou quatro jovens brasileiros, sendo a estudante de Prudente, dois da capital de São Paulo e um de Brasília.
O Rio de Janeiro foi o lugar mais longe de Prudente que ela foi. E sua estreia pelos ares será com uma viagem de quase um dia inteiro. Porém, antes até embarcar no avião, ela se preparou muito. "Minha professora disse que eu tinha sido a escolhida para concorrer ao intercâmbio. Depois fiz uma redação explicando o motivo do meu interesse pela viagem e teve a entrevista por telefone toda em japonês com a mulher da Fundação Japão", explica a estudante, enfatizando que também era necessário boas notas na escola regular.
O processo seletivo começou em abril e inicialmente, por se tratar de uma concorrência nacional, ela achou que não seria escolhida. "Eram todas as escolas, públicas ou particulares. Porém, explique que tudo que faço e que fiz é para poder ir para o Japão. Todo meu esforço foi para realizar este sonho", ressaltou Letícia.
Quando recebeu a notícia da aprovação, ela relata que demorou para "cair a ficha" e que passou a estudar ainda mais. "Parei um curso que estava fazendo para poder me aprimorar. Peguei dicionários emprestados e estou estudando todos os dias gramática, conversação, pois lá não se pode chamar uma pessoa mais falando 'você', tem toda uma formalidade", destaca a jovem, que está cursando o terceiro colegial na Escola Estadual Maria Luiza Formosinho Ribeiro.
Ela também está estudando a cultura e o modo de se portar. De Prudente ela vai para São Paulo e da capital segue para Dubai, onde faz escala, e depois o destino é para Osaka. "Vou ficar hospedada na Fundação Japão e também por uma semana na casa de uma família. Vou andar de trem bala e também vamos passar por Hiroshima e Kyoto", diz Letícia.
Durante os 15 dias de intercâmbio ela foi orientada a usar das roupas que normalmente usa aqui e vai ter contato com adolescentes da China, Mongólia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Índia e Rússia. Todos farão visitas a locais históricos, vão aprender a língua nativa e ter aulas sobre a cultura japonesa e a sociedade.
"Quero conhecer os templos, bibliotecas, o tori de Hiroshima, ir aos festivais", fala. Da culinária ela só não gosta de alga. "Quero ter uma visão de como as pessoas são lá. É o oposto do Brasil. Quero morar lá, acho os hábitos e toda a coletividade característica deles algo bom", finaliza a estudante.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!