Translate

sábado, 17 de maio de 2014

Com 301 mortos, Turquia encerra resgate após acidente em mina

'Não resta nenhum mineiro no fundo da mina', disse ministro.
Acidente de Soma gerou uma grande comoção em todo o país.


As equipes de resgate turcas localizaram neste sábado (17) os corpos de dois mineiros do fundo da mina de Soma, concluindo seus trabalhos, com um saldo de 301 mortos, anunciou o ministro da Energia, Taner Yildiz.

"A missão de resgate foi concluída. Não resta nenhum mineiro no fundo da mina", declarou Yildiz à imprensa, quatro dias após a explosão que devastou a jazida.
Um novo incêndio foi declarado neste sábado na mina devastada, o que atrasou o fim das operações para recuperar os corpos.
O acidente de Soma provocou desde terça-feira uma grande comoção em todo o país e uma onda de manifestações contra o governo islamita conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de negligência.
Protestos
Os trabalhos de resgate na mina prosseguem e, na sexta-feira à noite, novos protestos aconteceram em várias cidades turcas, onde os manifestantes responsabilizaram o governo pela tragédia de Soma.
A polícia reprimiu os protestos com gás lacrimogêneo, jatos d'água e disparos de bala de borracha contra os manifestantes em lugares como Soma, Esmirna, Istambul e Ancara.
A imprensa turca informa que vários manifestantes foram feridos e alguns detidos nos operações da polícia.
Acidente de Soma gerou uma grande comoção em toda Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP)Acidente de Soma gerou uma grande comoção em
toda Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP)
Além disso, vários jornalistas, sobretudo repórteres fotográficos, foram atacados pelos policiais, informou a associação turca de fotógrafos de imprensa.
Em Istambul, grupos de estudantes ocuparam as faculdades de mineração em duas universidades e exigiram que os responsáveis pela empresa 'Soma Holding' sejam levados à Justiça.
Um jornal turco, por sua vez, garantiu hoje que cerca de 100 sírios trabalhavam ilegalmente na mina no momento do acidente e que seus corpos foram enterrados no interior da mesma durante o resgate.
O ministro Yildiz negou hoje essas informações, veiculadas pelo jornal 'Habertürk', e afirmou que as mesmas não passam de "speculações sem fundamento".
Manifestante é detido pela polícia em protesto em frente ao local do acidente com mineiros (Foto: Emrah Gurel/AP)Manifestante é detido pela polícia em protesto em frente ao local do acidente com mineiros (Foto: Emrah Gurel/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...