Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Política de juros deve se manter especialmente vigilante, repete BC

BC admite que projeção de inflação para 2014 subiu no cenário de mercado.
Ritmo de atividade doméstica deve ser mais intenso neste ano, diz Copom.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a avaliação nesta quinta-feira (5), por meio da ata de sua última reunião, quando os juros básicos da economia subiram para 9% ao ano, que o dólar constitui fonte de pressão inflacionária na economia brasileira e que a política de juros deve se manter "especialmente vigilante".
Evolução da taxa de juros (Foto: Editoria de Arte/G1)
"O Copom avalia que a depreciação e a volatilidade da taxa de câmbio verificadas nos últimos trimestres ensejam uma natural e esperada correção de preços relativos (...) Importa destacar ainda que, para o Comitê, a citada depreciação cambial constitui fonte de pressão inflacionária em prazos mais curtos. No entanto, os efeitos secundários dela decorrentes, e que tenderiam a se materializar em prazos mais longos, podem e devem ser limitados pela adequada condução da política monetária [alta dos juros]", avaliou o Copom.
Tanto a avaliação de que o dólar alto é fonte de pressão inflacionária, quanto a análise de que o Banco Central deve se manter "especialmente vigilante" na definição dos juros, para "minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos doze meses persistam no horizonte relevante para a política monetária", já constavam na ata da reunião anterior do Copom - de julho - e foram mantidas no documento de agosto, divulgado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...