Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

'Não via o momento de chegar', diz índio ferido ao voltar para aldeia

Joziel foi baleado nas costas em uma fazenda em Mato Grosso do Sul.
Ele passou 52 dias internado em Brasília e retornou ao estado na quarta.



O indígena Joziel Gabriel Alves, 34 anos, baleado nas costas em uma fazenda em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, reencontrou-se nesta quinta-feira (8) com parentes e amigos da aldeia Buriti, onde mora. Ele desembarcou em Mato Grosso do Sul na quarta-feira (7) vindo de Brasília, onde ficou 52 dias internado, e ficou um dia na capital.
Alves foi recepcionado por um grupo de índios que o aguardava na rodovia perto da estrada que dá acesso à comunidade. Ao chegar em casa, foi cercado por diversas pessoas e pediu que todos se alegrassem com seu retorno.
“Não via o momento de chegar em casa. Sabia que na minha comunidade, ia sobrar gente para cuidar de mim de perto”, falou Alves. Junto com o grupo que havia ido visitá-lo, o indígena rezou e depois cantou algumas músicas com o acompanhamento de violão e sanfona trazidos por vizinhos.
Saúde
O terena foi baleado cinco dias depois que seu primo, Oziel Gabriel, também da etnia terena, morreu durante um confronto com a polícia durante reintegração de posse na Fazenda Buriti.
Alves foi encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande inconsciente e no dia 18 de junho foi levado para o Distrito Federal. À época, o indígena foi levado para Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira em que foi montada uma Unidade de Tratamento Intensivo. Somando com o período que ficou na Rede Sarah, no Distrito Federal, o terena passou 68 dias hospitalizado.
Esperança
Gilmar Verón, uma das lideranças indígenas da Aldeia Buriti, comentou o acordo feito nesta quarta-feira (7) em reunião na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, que sinalizou a possibilidade de indenizar os fazendeiros donos de propriedades nas áreas reivindicadas pelos terena, que poderiam então viver no local.
“Espero que o Governo Federal cumpra o acordo, compre as terras, indenize os fazendeiros e devolva a terra aos índios. Nós estamos cansados da espera e da morosidade”, afirmou.
Amigos de Joziel fizeram carreata para acompanhar sua chegada à aldeia (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Amigos de Joziel fizeram carreata para acompanhar sua chegada à aldeia (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...