A nova ponte que ligará Mato Grosso do Sul a São Paulo, na divisa de Três Lagoas com Castilho (SP), vai solucionar um gargalo logítico na região leste, conforme reportagem de hoje no jornal Correio do Estado. A obra está 70%concluída e tem previsão de ser entregue até junho de 2014.
Atualmente, todo o tráfego da divisa é feito sobre a usina Souza Dias (usina de Jupiá), estrutura construída na década de 60, com a proposta inicial de ser a travessia provisória entre os estados.
Conforme a reportagem do jornal Correio do Estado, a nova ponte está orçada em R$ 113 milhões de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC II). É uma reivindicação de 30 anos e a obra chegou a ser lançada algumas vezes pelo governo federal, sem que saísse do papel. Sua efetivação foi motivada pelo risco de apagão logístico provocado pela intensificação no transporte de cargas.
Segundo o assessor de Engenharia de Trânsito e Transportes da prefeitura de Três Lagoas, Flávio Thomé, o trânsito hoje chega a ser reduzido a 20 km/h no trecho de seis quilômetros. “Dependendo da hora e do volume de veículos pesados, é possível andar este trecho inteiro atrás de uma carreta, sem a menor chance de ultrapassar”, afirma. A reportagem é de Ana Maria Barbosa, especial para o Correio do Estado.
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