Após passeata, líderes do movimento fizeram reivindicações de melhorias no transporte público
Após passeata do segundo protesto realizado em Presidente Prudente, os manifestantes chegaram em frente à Prefeitura no início da noite desta quinta-feira (20). Junto com representantes do Executivo e alguns secretários, líderes do movimento entregaram uma pauta exigindo melhorias no transporte público.
A concentração para o ato ocorreu no terminal urbano novamente. No local, enquanto algumas pessoas se preparavam para protestar, outras aguardavam o ônibus. “Esse protesto é necessário. Acredito que deva ser o começo da mudança essa redução da tarifa”, falou Guilherme Campos.
Também esperando o coletivo, mas com opinião diferente, Célia Santos disse achar que a real mudança deve ser feita nas urnas. “Acho que ações assim mudam pouca coisa. É mais eficaz votar consciente do que reclamar depois”, opinou.
Com cartazes e gritos de ordem, puxadas dessa vez por um carro de som, os participantes passaram pelas avenidas Brasil, Manoel Goulart e Coronel José Soares Marcondes.
Até Neymar, autor de um gol no jogo da seleção brasileira dessa quarta-feira (19), foi mencionado em uma das frases: “Assim não dá, um professor vale mais que o Neymar”. Os demais gritos citavam o transporte público, melhorias para a educação, repúdio à violência e vândalos, além de ofensas à imprensa local e também ao prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB).
A Polícia Militar também acompanhou todo trajeto. “Hoje temos entre 700 e 1 mil pessoas. Fomos avisados sobre a ação e também da mudança no itinerário. Mais uma vez tudo ocorreu sem confusões, de forma pacífica”, explicou o Major Flávio Martinez.
Apesar de o movimento prudentino não dar entrevista à imprensa, um integrante afirmou aoiFronteira, diferentemente dos números da PM, que mais de 3 mil pessoas estiveram presentes. Fora isso, mais nada foi declarado por parte dos líderes.
“Acho isso excelente. Espero o dia todo aqui parada no trânsito se for preciso”, disse a motorista Teresa Ricci. Também a favor da ação, o condutor Jean Lopes, também aguardava a multidão passar. “Sou a favor desde que não ocorra confusão”, falou.
Nas ruas, o protesto também ganhou simpatizantes. “Minha filha está ali lutando. Estou achando ótimo”, contou Maria de Lurdes. Aline Leite levou seus filhos, de 5 e 8 anos, para a passeata. “É um momento histórico por isso resolvi trazer as crianças. Foi positivo”, ressaltou.
Dentro da Prefeitura
De acordo com o Secretário de Comunicação da Prefeitura, Marcos Tadeu Cavalcante, 12 pessoas “identificadas líderes do movimento”, se reuniram depois da passeata com o chefe de Gabinete, Feiz Abbud, o secretário de Assuntos Viários, Oswaldo de Oliveira Bosquet, e o assessor para Assuntos Especiais, Reinaldo Ruas, para apresentar uma pauta com as reivindicações de melhorias no transporte público.
Ainda conforme Cavalcante, a reunião estava marcada e, agora, a Prefeitura vai analisar os pedidos e deve apresentar propostas em uma próxima reunião a ser marcada.
Entretanto, o secretário de Comunicação antecipou que alguns pontos não dependem da Prefeitura, como a questão dos motoristas que atuam também como cobradores. “Essa é uma decisão da empresa, amparada pela Justiça, o Executivo não pode atuar.”
Mudança de preço
O ato, marcado pelas redes sociais, ocorre um dia após a administração municipal diminuir em R$ 0,10 a tarifa dos ônibus – uma das reivindicações dos manifestantes, que também pedem o fim da dupla função do motorista, reformulação das linhas, aumento dos ônibus circulando e também protesta contra a corrupção, incentivo à educação e à saúde e atos do governo federal.
Na última segunda-feira (17), cerca de 1,5 mil pessoas estiveram na manifestação, de acordo com a Polícia Militar. Os organizadores do ato, que se intitulam como Movimento Prudente, afirmam que reuniram 3 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!