Mesmo com custo menor de manutenção, essa estrutura não é recomendada para a venda de todos os tipos de produtos
Em vez de lojas, muitos empresários de Presidente Prudente têm investido em quiosques. Com um custo menor, muitas vezes o retorno financeiro é garantido. Porém, especialistas afirmam que essa estrutura não é recomendada para todo tipo de negócio. É preciso pesquisa de mercado e planejamento.
Camila Galindo é a proprietária da loja e há pouco mais de seis meses, ela optou por montar o quiosque como uma oportunidade de abrir um negócio sem arriscar muito no investimento.
“O custo é bem mais baixo que o de uma loja, tanto pelo número de funcionários porque preciso de menos gente, quanto pelo aluguel, que é menor. Também estamos em um ponto que todo mundo passa e a gente pode chamar para ver e conhecer o produto, diferente da loja onde é preciso esperar as pessoas entrarem”, relata a empresária.
As vantagens desse formato são tantas que já tem até empresário fazendo o caminho inverso. Pessoas que tinham lojas fixas e optaram pelos quiosques para romper barreiras e faturar mais.
“O que me chamou mais a atenção é que o quiosque quebra barreiras. Hoje quando o cliente está admirando um produto na vitrine, ele ainda precisa ultrapassar a barreira da porta e, muitas vezes ele não faz isso, o quiosque está no caminho dele, gerando a venda por impulso”, afirma o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Prudente, Eliezer Ramos.
O empresário Estéfano de Lucca David foi proprietário de uma loja no Centro de Prudente por dois anos. Depois de analisar os custos e a administração do negócio, resolveu migrar para os quiosques.
O empresário Estéfano de Lucca David foi proprietário de uma loja no Centro de Prudente por dois anos. Depois de analisar os custos e a administração do negócio, resolveu migrar para os quiosques.
“O custo de operação de um quiosque ele corresponde a 25% do custo de manutenção de uma loja. Então isso foi um grande fator que influenciou a gente a trocar a loja pelo quiosque”, fala David.
Feliz com os resultados, o empresário ampliou os negócios e o planejamento é aproveitar o momento positivo. “Começamos com um quiosque e depois expandimos para o segundo, já estamos no terceiro, com programação para um quarto quiosque. Nós fizemos o caminho oposto que todos fazem”, ressalta o empresário.
Feliz com os resultados, o empresário ampliou os negócios e o planejamento é aproveitar o momento positivo. “Começamos com um quiosque e depois expandimos para o segundo, já estamos no terceiro, com programação para um quarto quiosque. Nós fizemos o caminho oposto que todos fazem”, ressalta o empresário.
Entretanto, antes optar por um quiosque, é preciso fazer um estudo de mercado. Nem todos os produtos dão certo nesse formato de loja, já que o espaço é reduzido e os contratos são mais arriscados.
Além disso, o consultor do Sebrae afirma que o sucesso depende também de uma ótima administração. “Ele pode ser um pequeno negócio, mas ele exige uma excelente administração ou gestão. Minha dica é começar com um plano de negócio para que ocorra o sucesso”, enfatiza David.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!