Apesar da redução, seis ocorrências são registrados, em média, por dia, segundo a PM
A imprudência e a falta de respeito às leis nacionais de trânsito ainda são os principais motivos dos acidentes envolvendo motocicletas, de acordo com a Polícia Militar. Apesar do número de ocorrências envolvendo este tipo de veículo ter diminuído 12,7% em Presidente Prudente durante 2012, ainda são registrados, em média, seis acidentes com motos todos os dias.
Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), foram 1.944 acidentes com motocicletas em 2012. No ano anterior, 2.227. Entretanto, a cada ano que passa, o número de motos no trânsito prudentino aumenta. Em 2011, eram 26.586. No ano passado, já eram mais de 30 mil.
E o número não para de crescer. No último levantamento da secretaria, constatou-se que existiam mais 200 motos rodando a cidade nos primeiros 45 dias do ano.
Diante destes números, o capitão da Polícia Militar, Edson Torchi, teme que o número de acidentes volte a aumentar. “A falta de cautela do motociclista e desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro é o que causam as colisões. A maioria deles quer empreender velocidade maior do que a lei permite, quer andar em corredor entre os veículos em movimento. Tudo isso vai ocasionar os acidentes”, afirma.
Segundo as autoridades policiais, um motociclista deve estar sempre atento a duas coisas. A primeira: quem está de moto nem sempre é respeitado por quem está em outro tipo de veículo por aparentar ser menor no trânsito. Segunda: em um acidente envolvendo uma moto, o corpo do motociclista é o que fica mais exposto e, na maioria das vezes, é o que se machuca mais.
Além dos acidentes, os motociclistas devem ficar atentos e nunca autorizar que menores dirijam a moto. “Eles não são peritos na direção. Eles não têm o curso para entender direito a sinalização de trânsito, velocidade da via e também não têm a prática. E isso, tanto para quem está dirigindo, tanto para quem está cedendo o veículo, que cabe também a perda da CNH para quem está entregando o veículo a condutor não habilitado”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!