Projeto teve início há pouco mais de um ano e envolve alunos e professores da faculdade de medicina e o Hospital Regional de Prudente
Uma parceria entre a faculdade de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, e o Hospital Regional (HR), oferece a pacientes que tiveram alta de internações a oportunidade de um acompanhamento individual feito via internet em tempo real. O projeto existe há cerca de um ano e meio e até agora aproximadamente 2 mil pessoas foram atendidas pelo sistema.
Os alunos, em visita às casas dos pacientes, ficam o atendimento todo em contato com os professores recebendo orientações online. Normalmente dura em média dez minutos e, através do computador, os profissionais esclarecem as dúvidas tanto dos universitários como dos pacientes.
“No momento estamos colhendo os dados, verificando os problemas que os alunos encontram nas casas dos pacientes e observando a parte da medicação e da alimentação. Ainda é pouco tempo de projeto para termos uma resposta. Porém, vemos muita satisfação do paciente”, explica a professora do curso de medicina, Fernanda Freire Marin.
A delegada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Elza Akiko Utino, acredita que a iniciativa é positiva.
“A inserção da tecnologia faz com que a gente consiga atender um maior número de pacientes em sua residência após a alta para que possamos orientar melhor quanto à patologia do paciente”, salienta.
Os alunos também acham que este é um modo diferente de aprender as técnicas da profissão que eles pretendem exercer daqui alguns anos.
“Aprendemos muito com isso vendo as condições do paciente, da família, e aproveitando o tempo para orientá-los. Às vezes eles não têm tempo para perguntar para o doutor e nós temos todo tempo disponível para fazer isso por eles”, fala o estudante Victor Herling da Costa.
Os familiares das pessoas que receberam a visita também aprovaram o novo método de prestação de serviço.
“Consegui tirar todas as dúvidas. Fui muito bem atendida por todo o pessoal da medicina. Foi ótimo”, revela a dona de casa Maria Francisco Franklin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!