Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Modelo plus size ensina mulheres acima do peso a mudarem o visual


Magra quando era jovem, Fabiana Camilo não se abalou quando engordou.
Modelo de Santos, SP, fez um ensaio fotográfico a pedido do G1.


A modelo plus size Fabiana Camilo já provou os dois lados da moeda. Bastante magra quando era adolescente, a modelo engordou cerca de 30 quilos e começou a passar por dificuldades para encontrar o que vestir. Com o crescimento do mercado plus size, Fabiana começou a encontrar novas possibilidades e as dificuldades foram diminuindo. Hoje, a modelo não tem medo de dizer que o mundo não é só dos magros, e que quem está acima do peso não pode ter medo de ser fashion.

Há dois anos, Fabiana entrou no mercado de roupas plus size, destinado a mulheres que estão acima do peso. Além de exibir as roupas de várias grifes desse setor, ela procura ajudar as pessoas que tem dificuldade de aceitar o peso e de encontrar modelos diferentes em tamanhos maiores. “Eu também passei por uma fase que não tinha roupa. Sempre fui magra e, quando engordei, passei por esse problema. Era sempre preto, azul e marrom. Sempre misturado com uma roupa social. Agora eu sei que o que muda é o tamanho. A gente quer a mesma roupa da mulher magra, mas a gente quer que caiba na gente. Você tem que estruturar no corpo de uma mulher gordinha”, diz ela.
A pedido do G1, Fabiana montou três modelos de roupas que podem ser usadas por mulheres acima do peso em diferentes ocasiões. Para o trabalho no escritório ou para passear de tarde, ela sugere um vestido coral. A peça pode ser usada durante o dia, principalmente, durante o verão. Segundo ela, o vestido tem uma gola diferenciada que valoriza o colo das mulheres gordinhas. “Ele mostra, mas não revela. Não fica chamativo, do modo sexual. Ele tem uma gola desestruturada”, explica. Ela também sugere colocar uma calça legging por baixo do vestido.
Segundo Fabiana, as roupas claras não podem ser um problema para as mulheres. Ainda mais no auge da tendência 'candy color', onde são usadas cores mais pastéis, como rosa-bebê, azul-claro, violeta, amarelo-claro e verde-água. Todos esses tons são esperados na próxima estação. De acordo com ela, é preciso ficar atento ao material utilizado na fabricação dessas peças, principalmente as calças. “Se é um tecido muito mole, vai marcar a celulite e isso incomoda. Um tecido grosso ou uma sarja mais grossa dá para usar. Tudo vai do bom senso”, explica. Ela também recomenda ir no provador da loja e fazer vários movimentos para ver se o tecido laceia ou se está marcando muito.
A pedido do G1, modelo montou três looks para mulheres acima do peso (Foto: Mariane Rossi/G1)A pedido do G1, modelo montou três looks para mulheres acima do peso (Foto: Mariane Rossi/G1)
Para arrasar na noite
Muitas mulheres acima do peso encontram dificuldades para encontrar uma roupa própria para dançar durante a noite. A especialista aposta em um look color blocking, característico pela mistura de tons fortes. Para sair, ela recomenda uma blusa com furos e amarela, uma saia de couro sintético azul e uma sandália laranja flúor. “Se eu quero dar um contraste, que é chamado de color blocking, que também já está em evidência desde o ano retrasado, eu faço a combinação contrária. O ideal é misturar as cores quentes ou frias. Sempre usando as cores mais harmoniosas, tons próximos ou degrade”, sugere.
Para ela, o preto saiu de moda e a ordem é saber ousar. Por isso, é preciso saber combinar as cores para que elas auxiliem a mulher que está acima do peso, mas quer estar na moda. Segundo Fabiana, não existe roupa capaz de deixar a pessoa mais magra, mas existe a roupa que disfarça melhor as gordurinhas por causa da iluminação. “Quem tem o quadril maior coloca um tom mais escuro na parte de baixo e deixa iluminada a parte de cima. Quem tem mais seio, mais costas, mais braço, faz o contrário. Se eu estou com o tom amarelo quando eu saio na rua ele vai chamar mais atenção porque a luz vai refletir, então vai me tornar mais visível e dar a impressão que eu estou maior”, explica.
Modelo aconselha a mudar o guarda-roupa aos poucos (Foto: Mariane Rossi/G1)Modelo aconselha a mudar o guarda-roupa aos
poucos (Foto: Mariane Rossi/G1)
Grandes eventos
Para uma festa de gala, Fabiana aconselha os vestidos de malha fria, que geralmente se adequam a qualquer corpo. Em relação a outros tecidos, ela lembra que é preciso tomar cuidado para não marcar, principalmente quem usa lingeries modeladoras. Já para os decotes, ela diz que depende do tamanho dos seios da pessoa. O decote em “V” alonga a silhueta. As mulheres que tem pouco seio e aquelas que têm seios maiores devem evitar o modelo tomara que caia e usar decotes quadrados, que tenham mais sustentação. Echarpes e coletinhos podem ajudar a esconder os braços ou serem utilizados nos dias de frio.
Para a modelo, a peça fundamental para qualquer mulher que está acima do peso é a lingerie modeladora. Ela diz que no começo pode ser difícil se adaptar com a nova peça, mas garante que o resultado é muito melhor. “No começo vai ser desconfortável, porque é difícil de colocar, o tecido vai lacear um pouco, mas o benefício para o corpo é muito bonito. Você pega a mesma roupa e coloca em uma gordinha com cinta e depois sem cinta e você vai ver a diferença.”, explica. Além disso, Fabiana conta que esse tipo de lingerie protege a pele, principalmente do atrito no meio das pernas, além de corrigir a postura. Ela explica que o acessório é indicado para sair e ir em festas, e não para ficar em casa.
Dificuldades
“As pessoas gordinhas se escondem por medo, por preconceito, por não saberem onde encontrar uma roupa”, diz Fabiana. Ela conta que conversa com muitas mulheres que tem dificuldade para se vestir ou tem medo de sair de casa porque não encontram roupas adequadas para o seu corpo. O primeiro passo é vestir uma roupa adequada para o tamanho da pessoa. “As mulheres não podem querer caber em um modelito 46 quando geralmente usa 52. Isso é fundamental. A gente pode estar na moda mesmo estando acima do peso”, diz. Segundo ela, as roupas de tamanho extra acabam rápido e o ideal é fazer amizades com os lojistas para saber quando as novidades chegarem no estabelecimento.
O importante para quem deseja emagrecer, segundo Fabiana é saber aceitar o corpo e mudar o guarda-roupa aos poucos. “O preto está por fora. O negócio é usar cor e usar estampa. A moda 2013 está bem diversificada, com flores, cores cítricas, neon, mistura e o bom senso”, diz.
Para começar a transformação, as mulheres que estão acima do peso devem pegar uma peça com uma cor mais forte e combinar com o que tem de básico em casa, como um vestido tubinho liso de cores diferentes, uma calça jeans que não esteja apertada ou uma blusa branca, que são as peças fundamentais para combinar com qualquer acessório e para começar a arriscar looks diferentes. “O ser fashion é misturar as coisas de forma que se tornem harmoniosas no corpo, para que aquilo fique legal na vista dos outros. O espelho é o melhor amigo de qualquer pessoa e também vai ser o melhor amigo do gordinho. Se você tem amor a você mesmo, você curte o seu corpo. As pessoas vão te respeitar por isso. O peso vai ficar em segundo plano”, finaliza.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
Modelo plus size posa para fotógrafo em estúdio de Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Modelo plus size posa para fotógrafo em estúdio de Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...