Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Zé do Gato: 'Não sei o que um vereador faz, mas vou me preparar'


Eleito com 1.307 votos, ele vendia doces em um cruzamento de Prudente há dez anos


Aos 51 anos, o vendedor ambulante Jailson Nascimento Pereira, mais conhecido como Zé do Gato (PRB), foi eleito vereador de Presidente Prudente com 1.307 votos, provocando duas reações: o entusiasmo das pessoas que se identificam com a "figura" ou a ira de muitos cidadãos, que protestaram nas redes sociais.
Tendo estudado até à quarta série do ensino fundamental, ele reconhece que lhe falta experiência para ocupar uma cadeira do Legislativo. Porém, irá se preparar. “Não sei o que um vereador faz, só que fiscaliza o prefeito”, afirma, completando que não sabe como são os processos do futuro trabalho.
“Mas eu vou me preparar. O partido está contratando um assessor, eu vou aprender para depois ver o que vou fazer como vereador. Vou ver também como os vereadores se comportam, como falam, para eu fazer igual. Na escola, você também não sabe nada e aprende, no serviço também. Depende do esforço de cada um”, argumenta.
E continua: “Muitos prometem e não fazem nada. Eu vou me preparar porque Prudente está parada e eu quero erguer essa cidade. Eu sei que a Câmara não é brinquedo, que é um lugar de responsabilidade. Dentro dela, tem que ter consciência”, diz ele, que se casou pela segunda vez há quatro meses e tem quatro filhos com a primeira esposa.
O valor do salário de um vereador prudentino é outro assunto que Zé do Gato diz desconhecer. Vendendo doces no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Avenida Coronel José Soares Marcondes há dez anos, ele ganhava R$ 80 por dia. “Mas só ficava com a metade, porque tinha que comprar as balas para vender no dia seguinte”, diz.
Copiar políticos da cidade é uma “arma” que Zé do Gato usa desde a campanha. “O Tupã é a minha inspiração. Eu via como ele se portava, como falava com as pessoas e tentei fazer igual”, conta ele, que quer ser chamado pelos outros parlamentares pelo nome e não pelo apelido.

Zé do Gato já foi conhecer o plenário da Câmara
Municipal 
(Foto: Pedro Mathias/iFronteira)
Quanto à propaganda eleitoral, na qual dizia apenas que estava chegando, repetia o número e esganiçava como um gato, a ideia foi dele próprio com a ajuda do partido. “O apelido e a brincadeira com o barulho vêm desde quando eu vendia doces no sinal. Quando eu fiquei desempregado, ia vender os doces, mas ninguém comprava. Então, eu comecei a miar. As pessoas perceberam minha alegria e todo mundo começou a comprar os doces”, relembra.
Jailson decidiu ser político há pouco tempo, quando um jornalista sugeriu que ele se candidatasse. “Eu fiquei pensando nisso e veio o convite do Pérsio [Isaac, presidente do PRB), que me ajudou a organizar os documentos. Eu o conheço faz muitos anos, trabalhei para o pai dele, ajudei a mãe dele, conheci toda a família”, revela.

 
Estar na Câmara Municipal, a partir do ano que vem, é um sonho. “Eu já sofri demais e quero ser alguém na vida. Tem muita gente precisando de ajuda. Quando eu era do mundo, era humilhado pelas pessoas, mas eu sou um cara trabalhador, quero ter minhas coisas e passar alegria e amor ao coração das pessoas”, fala o futuro vereador, que é evangélico.
Ele ainda afirma que as pessoas podem esperar “coisas boas” dele na Câmara. “Vou mostrar trabalho para representar o eleitor. Vou andar pelos bairros e ver o que o povo precisa”, promete ele, que também pretende voltar a estudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...