Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Equipe da Semec participa de seminário internacional de educação


Até a próxima quinta-feira (01) uma equipe formada por profissionais da educação municipal de Presidente Venceslau participa do “Seminário Internacional de Educação: Práticas Pedagógicas de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais/2012”, evento promovido pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (Cefai) da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo e que está sendo realizado no município de Águas de Lindóia. A participação da comitiva venceslauense, composta por Regina Celi Pacito, orientadora pedagógica; Roseli Aparecida Garcia Bosso, supervisora de ensino; e pelas assessoras pedagógicas Kátia Regina Moreno Galvão e Maria Aparecida Duarte Souza, atende a um convite direto da formadora do pólo de Presidente Prudente, Carla Tocchet, e da coordenadora do Cefai, Leila Aparecida Viola Mallio.

No seminário que teve início segunda-feira, a Secretaria Estadual de Educação busca a interlocução entre as práticas didáticas de leitura e escrita e os saberes acadêmicos, possibilitando o compartilhamento de experiências exitosas para que os participantes assimilem novas práticas ou aprimorem as já existentes. Além disso, visa ao fortalecimento da parceria entre Estado e municípios, já que educação de qualidade é objetivo comum a todos os educadores em qualquer esfera de atuação.

Durante o evento, o grupo venceslauense apresentará o projeto de leitura “Situações permanentes de leitura nas escolas da Rede Municipal de Presidente Venceslau”. O projeto foi previamente selecionado pela equipe do Cefai e versará sobre as práticas de leitura utilizadas nas escolas municipais, tais como, “Recreio da Leitura”, “Árvore da Leitura”, “Mala da Leitura” e “Roda de Jornal”. As atividades desenvolvidas por docentes da rede municipal, algumas em prática há algum tempo, vêm ao encontro dos objetivos do Programa Ler e Escrever, desenvolvido no município desde 2009 e, principalmente, atendem aos objetivos específicos da alfabetização e leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.

“O interesse, tanto da Diretoria Regional de Ensino quanto da Secretaria de Estado da Educação em relação às escolas municipais de Presidente Venceslau, deve-se, sem dúvida, aos resultados que a rede tem alcançado nas avaliações oficiais, comprovados pelos índices do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município e das escolas, mesmo consideradas uma a uma”, explica a orientadora pedagógica Regina Pacito.

“Estou certo de que cumprimos nossa meta em relação à educação. Melhoramos a estrutura física das escolas com reformas, ampliações e construção de creches, iniciamos a melhoria da valorização dos professores com aumento salarial diferenciado e bônus, capacitamos os profissionais e, principalmente, avançamos nos índices das avaliações oficiais dos governos Estadual e Federal”, comenta o prefeito Ernane Erbella.

Erbella ressalta ainda que a educação de qualidade é fator decisivo para o individuo conquistar melhores condições de vida quando adulto. “Nossa crença sempre foi que só a educação de qualidade pode instrumentalizar nossas crianças para que, quando adultas, tenham condições de melhor conduzir suas vidas”, pontua o prefeito de Ve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...