Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rescisão de contrato terá novo modelo a partir de novembro


Medida não interfere nos direitos do trabalhador. Objetivo é deixar mais claro o valor das verbas rescisórias


O Ministério do Trabalho e Emprego instituiu um novo modelo de termo de rescisão do contrato de trabalho. O objetivo é deixar mais claro ao trabalhador o valor das verbas rescisórias.
A medida entrará em vigor no dia 1º de novembro. Depois desta data, o modelo antigo não será mais aceito pela Caixa Econômica Federal para liberar o Seguro Desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O novo termo de rescisão do contrato de trabalho será utilizado em conjunto com dois documentos: o termo de quitação nas rescisões com menos de um ano de serviço, e o termo de homologação para as rescisões com mais de um ano de trabalho.
“Havia alguns empregadores que faziam de uma forma, outros de outra; principalmente na hora de homologar as rescisões de contrato de trabalho, cada sindicato procedia de uma forma, e então, ao que parece, o Ministério do Trabalho quer padronizar esses procedimentos”, explica o advogado especialista em direito do trabalho, Edson Freitas.
A determinação do Ministério do Trabalho visa orientar e esclarecer as partes sobre os direitos e deveres no fim da relação entre empresa e funcionário, mas nada muda, conforme esclarece o advogado. "Os direitos continuam os mesmos, não há alteração nos direitos dos empregados, muda, na verdade, o aspecto burocrático para o empregador, que terá que seguir um padrão.”
Já os escritórios de contabilidade terão que adotar uma regra única, como expõe o diretor de uma empresa do ramo em Presidente Prudente, Vinícius Veiga. “Para efeitos de cadastro, o escritório sofreu uma codificação, todas as verbas serão codificadas de uma maneira igualitária no Brasil, antes esse cadastro era feito de acordo com o nosso programa”, comenta Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...