Portador deve apresentar comprovante médico para receber dose nas unidades da cidade
Pacientes que sejam portadores de doenças crônicas estão sendo chamados a tomar a vacina contra a gripe A (H1N1), já que estão mais suscetíveis a desenvolverem casos graves da gripe. Em Presidente Prudente, a medida já era exercida aos pacientes das unidades municipais desde o início das campanhas, em maio deste ano, mas agora ela será reforçada.
Até agora, 2 mil pacientes crônicos já foram vacinados no município, como conta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva. “Já tínhamos essa atenção aos pacientes de doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo. Agora, com o novo grupo divulgado, pretendemos atender ainda mais pacientes”, explica.
A diferença entre o novo grupo e os já existentes, que são os de idosos, crianças, grávidas, indígenas e trabalhadores da saúde, é que a meta de 80% de vacinas aplicadas não será estipulada. “Não teremos uma meta para este grupo, vamos atender conforme a procura e conforme haja tratamentos com esses pacientes” ressalta Vânia Maria.
Em todo o Estado, já foram aplicadas 632 mil doses em pessoas com doenças crônicas no Estado. O levantamento também aponta que 69% dos casos graves confirmados da gripe e que evoluíram a óbito registrados desde o início de 2012, foram de pacientes que apresentavam algum fator de risco, sendo 17,4% com hipertensão, 17,4% doença metabólica, 10,9% obesidade, 13% tabagismo, 8,7% cardiopatia, 10,9% pneumopatia, 4,3% etilismo, 4,3% doenças renais, 2,2% imunodepressão e 2,2% gestantes.
Em Presidente Prudente, cinco casos foram registrados, dentre eles, duas mortes. Segundo a coordenadora da VEM, um dos óbitos tinha registro de tabagismo. “Os outros três casos já tiveram alta e os pacientes estão em casa”, afirma a coordenadora da VEM.
Quem recebe a vacina?
A vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde para pacientes que apresentam diagnóstico de doenças crônicas pré-existentes como cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes, além de pacientes classificados como imunodeprimidos, ou seja, que possuem o sistema imunológico debilitado devido à existência de doenças como câncer, HIV/Aids, imunodeficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplantes de órgãos ou de medula. A imunização contra a gripe também é recomendada para pacientes com doenças neurológicas incapacitantes e obesos.
“Quem se encaixar nesta listagem deve apresentar uma indicação médica ou uma receita que comprove que o paciente tome algum medicamente referente a uma doença crônica”, reforça Vânia Maria.
Além de imunizar a população contra o vírus da gripe A, a vacina também irá proteger contra outros dois tipos do vírus influenza sazonal: A H3N2 e B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!