Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Menino de 11 anos já superou leishmaniose, cirrose, transplante e AVC


Medicamentos fortes causaram a inflação no fígado; pai doou parte do fígado para o filho


Com apenas 11 anos, Max de Paula, morador de Dracena, já tem muita história para contar. Algumas tristes, outras felizes, mas todas com o mesmo desfecho: a superação.
Em 2006 ele contraiu leishmaniose. Ele teve a doença outras três vezes até 2009. No final do ano passado, Max estava curado, mas os médicos descobriram que ele estava com cirrose, uma inflamação crônica no fígado e considerada grave.
O aparecimento da cirrose no garoto pode estar relacionado ao tratamento da leishmaniose. De acordo com os médicos, os medicamentos usados são muito agressivos.
“As drogas para o tratamento da leishmaniose têm um potencial de ser tóxicas para o fígado. Então, nesse caso, infelizmente aconteceu, mas não é muito comum, corriqueiro”, explica o gastroenterologista Cássio Silva.
Por causa do novo diagnóstico começava mais um drama para a família, pois ele precisaria de um transplante de fígado. E foi justamente o pai o doador.
“Nós começamos a fazer os exames em novembro do ano passado por meu sangue ser ‘A’ positivo e o dele também. Então, eu poderia ser o doador. Eu comecei a fazer os exames para fazer a cirurgia, para ver se eu não tinha algum problema que impedisse de eu doar para ele. Graças a Deus os exames deram certo”, conta o pai de Max, Eraldo Rodrigues de Paula.

A cirurgia foi realizada no Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo em março deste ano. A operação foi bem sucedida, mas o menino sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) por causa do medicamento para evitar a rejeição, fato considerado raro. Apenas três casos semelhantes já foram registrados no HC da capital.
“[O Max] Ficou como um bebezinho, tive que cuidar. Chegou a um ponto que eu não aguentava mais, minha mãe e minha irmã foram ajudar, porque meu marido estava ausente”, relata a mãe, Eliane de Paula.
Desde o mês passado Max está em casa e sem sequelas do AVC, um fato que impressionou até os médicos. “Meu pai é o melhor pai do mundo”, fala o menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...