Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Servidores municipais de Venceslau acompanham palestra sobre primeiros socorros

 Na data em que é comemorado o “Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho”, servidores públicos municipais da Prefeitura de Presidente Venceslau participaram nesta manhã de uma palestra abordando temas referentes aos primeiros socorros, ministrada por militares do 2ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Venceslau. A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e contou com o apoio da administração municipal.
Por cerca de uma hora, funcionários de diversos setores da municipalidade acompanharam com atenção as explicações dadas pelos bombeiros Sargento PM Wilson Bites, Soldado PM Rosivaldo e Soldado PM Eder Wilson sobre procedimentos de RCP (reanimação cardiopulmonar), trauma, hemorragia e engasgamento.
De acordo com o presidente da CIPA, José Antônio Ferreira Lima, a atividade teve por objetivo fornecer aos funcionários municipais informações úteis para aplicação em casos de necessidade. “O desejo é de não nos depararmos com ocorrências que envolvam acidentes, mas, quando isso vier a acontecer e se tivermos as noções básicas para lidar com a situação, podemos estabilizar a vítima até a chegada de socorro especializado”, comentou o cipeiro.
Lima aproveitou para agradecer e elogiar a presença dos bombeiros na atividade. “Em nome da CIPA da Prefeitura de Presidente Venceslau queremos agradecer ao Corpo de Bombeiros por atender a nossa solicitação e prover tão brilhante e esclarecedora palestra”, disse.
Assuntos ligados diretamente à prevenção de doenças e a promoção de saúde, tais como segurança no trabalho, com os cuidados contra doenças ocupacionais dos tipos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), tem sido constantemente trabalhados pela CIPA da prefeitura venceslauense.
Sobre o dia
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho, sendo obrigatória a presença das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias nº 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...