Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Associações de produtores rurais receberão R$ 368 mil em doações da CONAB


Na quinta-feira passada, aconteceu nas dependências da Casa de Apoio e Integração à Criança e ao Adolescente (CAICA) de Presidente Venceslau uma reunião de apresentação dos novos projetos que visam à doação de recursos financeiros por parte da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e que irão beneficiar os pequenos agricultores familiares que integram as associações de produtores rurais dos assentamentos Tupanciretã e Primavera, ambos situados no município.

O encontro contou com a presença de representantes de várias entidades assistenciais, entre elas o Abrigo Esperança, Associação Lar Aconchego, Associação da Igreja Metodista Presidente Venceslau, Irmandade da Santa Casa de Presidente Venceslau, União Assistencial Auta de Souza, Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, Serviço de Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus, Fundo Social de Solidariedade, Associação Venceslauense de Combate ao Câncer, Segunda Igreja Batista, Igreja Renovada da Benção de Deus, Igreja Assembleia de Deus, APIM, APAE, CAICA e SASBRAC - O Brasil para Cristo, além dos órgãos governamentais municipal e estadual, sendo eles a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAAMA) e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

No encontro foram apresentados os projetos de nº 31.12.078 e 31.12.004, denominados “Doação Simultânea”, e que serão executados pela Associação Renascer dos Produtores Rurais do Assentamento Primavera e da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Tupanciretã. Ficou definido que até junho de 2013 os pequenos produtores rurais associados às duas associações rurais receberão, juntos, o montante de R$ 368.009,80.

De acordo com o secretário municipal Álvaro Carlos da Silva, o valor apresentado refere-se ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) coordenado pela CONAB, o qual objetiva a compra da produção agrícola proveniente da agricultura familiar, conforme as regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. “Todo o alimento adquirido dos pequenos produtores é repassado às entidades cadastradas junto ao município e que estiveram participando da reunião”, informou.

A Prefeitura garantirá, mediante acompanhamento e fiscalização, a qualidade dos produtos que serão distribuídos às entidades. “Efetuaremos as visitas que julgarmos necessárias aos beneficiários fornecedores [produtores] e beneficiários consumidores [entidades] e manteremos os questionários de visitas, os quais serão arquivados para futuras consultas e disponibilidade para a CONAB, caso sejam solicitados”, disse o secretário de Agricultura.

O prefeito Ernane Erbella destacou a importância do repasse para as associações rurais e enfatizou a qualidade dos alimentos fornecidos. “Sem dúvida é muito bom ver os nossos produtores unidos pelo trabalho e sendo recompensados, já que os projetos geram renda e melhoram a vida no campo”, disse. “Traz-nos muita satisfação ter a certeza de que as entidades assistenciais consigam atender com mais consistência as pessoas com alimentos frescos, de qualidade e produzido em nossa cidade”, finaliza o prefeito.

A primeira coleta referente aos novos projetos está prevista para o começo da próxima semana. O procedimento é feito com o uso de um caminhão, tipo baú e refrigerado, que vai até a propriedade rural e recolhe os alimentos. A medida visa manter a conservação e a higiene das frutas, verduras e legumes da colheita até o momento de entrega às entidades, que ocorre todas as terças-feiras, a partir das 11h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...