De acordo com DRS, 22% são homens, 32% são mulheres e 16%, adolescentes
Dados da Direção Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente apontam que, dos 722.192 habitantes da região, 28,34% são fumantes, sendo que, deles, 22% são homens, 32% são mulheres e 16%, adolescentes. No Brasil, 18,8% das pessoas são tabagistas e, no mundo, 1,3 bilhões de pessoas têm o mesmo vício.
O fumo é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais causas de morte evitável. E a fumaça do cigarro tem 4,7 mil substâncias tóxicas, como arsênico, amônia e monóxido de carbono, que é o mesmo gás que sai dos escapamentos dos carros. Por isso, esta quinta-feira (31) é o Dia de Combate ao Tabagismo.
Pelas ruas, não é difícil encontrar um fumante. Muitos que começaram a fumar há pouco tempo, outros viciados há anos, além daqueles que tentaram fugir do tabagismo, mas não conseguiram, como o funcionário público Zenildo da Silva. “Sou viciado há 25 anos e fumo três maços por dia”, confessa.
Para tentar diminuir o número de tabagistas, uma lei entrou em vigor no dia 1º de maio e estipula preço mínimo de R$ 3 para a venda dos maços de cigarros. O preço será reajustado ano a ano e a medida visa aumentar a arrecadação de imposto do setor, pois o governo acredita que, quanto maior a arrecadação, maior o repasse para a Saúde Pública tratar as vítimas de doenças causas pelo cigarro. Há a esperança de que, com o maço pesando mais no bolso, o número de ex-fumantes aumente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!