Governador e presidente do grupo empresarial participaram de evento que divulgou a reativação da unidade
Em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e diversas autoridades regionais, o presidente do grupo JBS Friboi, Wesley Batista, anunciou na manhã desta quinta-feira (31), em Presidente Epitácio, que o frigorífico vai voltar a funcionar na cidade na próxima semana, após oito meses do encerramento de suas atividades.
A unidade de Epitácio fechou as portas em setembro do ano passado, alegando insuficiência fiscal, e demitiu 1,2 mil funcionários. A situação mobilizou autoridades locais que pediram apoio ao governador Geraldo Alckmin. Desde então, medidas e negociações vêm ocorrendo para a retomada das operações.
Em dezembro, o governo aumentou de 3% para 4% a devolução de créditos de ICMS do valor de produtos do setor vindos de outros Estados, como medida de incentivo.
Finalmente, nesta quinta-feira, a reabertura da unidade foi anunciada oficialmente, apesar se já ter sido antecipada por autoridades.
Alckmin chegou a Epitácio por volta das 10h, passou numa padaria para tomar café e seguiu para o Anfiteatro João Brilhante, na Orla Fluvial da cidade. Lá, com demais autoridades locais e o presidente do grupo JBS Friboi, foi feito o anúncio.
Segundo Wesley Batista, a expectativa é reabrir a unidade já na próxima terça-feira (5), com 700 funcionários trabalhando e retomar a produção total o mais rápido possível.
“O Estado vive uma guerra fiscal e contamos com o apoio do governo para fazer com que as indústrias de São Paulo consigam operar e competir com outros Estados”, disse Batista, lembrando a medida de incentivo tomada pelo governo durante as negociações.
Em dezembro do ano passado São Paulo aumentou de 3% para 4% a devolução de créditos de ICMS do valor de produtos do setor vindos de outros Estados.
Alckmin também comentou as negociações. “Eu sabia, naquela oportunidade que fui procurado por prefeitos e deputados da região, que precisávamos reabrir [a unidade de] Epitácio e trabalhar para que a indústria da carne pudesse continuar operando. A função do governo é criar condições para que as empresas possam operar”, discursou o governador.
Para o prefeito de Epitácio, José Antônio Furlan, a reativação do frigorífico é de grande importância para todos o setores da cidade. “Quando a empresa fechou, procuramos logo os políticos da região, porque toda a cidade sentiu, foram muitos pais de família desempregados. Com certeza essa reabertura da empresa vai nos trazer uma nova realidade para Epitácio, refletindo no comércio e na sobrevivência da cidade”, disse.
Assinou convênios
Além de participar do anúncio da reativação da unidade frigorífica da JBS Friboi em Presidente Epitácio, o governador Geraldo Alckmin também assinou dois convênios com a cidade: um para a reforma do Conservatório Municipal e outro de R$ 2,2 milhões para obras de pavimentação e colocação de guias e sarjetas.
O evento acabou por volta das 11h30, Alckmin concedeu entrevista e depois seguiu para inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Presidente Epitácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!