Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Amigos plantam bosque de árvores nativas em homenagem a José da Silva



Nem mesmo a chuva e o vento frio, tirou o entusiasmo das cerca de 30 pessoas que participaram da homenagem ao ambientalista José da Silva, no domingo (29/04), na reserva florestal do Córrego do Veado. Ele próprio, aliás, aos 84 anos de idade, era o mais animado ao plantar as primeiras mudas do bosque: jacarandá e ipê-amarelo. Na homenagem, falaram o procurador da República, José Roberto Gomes, o vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho e o prefeito e vice-prefeito de Presidente Epitácio, José Antonio Furlan e Manoel da Silva. Todos ressaltaram o papel de José da Silva em favor da defesa do meio ambiente e dos peixes da bacia do rio Paraná, após a formação do lago da usina hidrelétrica de Porto Primavera. “De degradador do meio ambiente, José da Silva converteu-se em um dos mais duros críticos contra a pesca predatória e contra utilização de redes de e-malhar na bacia”, relembrou Nelson Bugalho.
“Cheguei a pescar pintado com 20 quilos”, relembra José da Silva que, no passado, organizava grupos de pesca no rio Coxin, nos períodos que os cardumes subiam a correnteza na época da desova. “Não havia legislação conhecida e a impressão que tínhamos era de que os peixes nunca iam acabar”, diz. O ambientalista defendeu a suspensão temporária da pesca no lago de Porto Primavera e o reflorestamento intensivo nas margens do rio Paraná e seus afluentes. Ao lado do jornal o Imparcial, José da Silva foi um dos idealizadores do Festival de Pesca de Presidente Epitácio, colaborador voluntário da ONG Apoena, Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, Ministério Publico Estadual e Procuradoria da República, em Presidente Prudente.
Plantando peixes
“José da Silva, o senhor não está plantando árvores mas sim peixes, já que, quando crescerem, as espécies vão atrair insetos e produzir frutos que servirão de alimentos para a fauna aquática”, declarou Djalma Weffort, na abertura do evento. José da Silva plantou um jacarandá-branco e um ipê-amarelo, enquanto os demais convidados plantaram capixingui, candiúba, sangra d´água, mutambo, embaúba, aroeirinha, pitanga, ingá, jatobá e muitas outras. Além da Apoena, colaboraram com o evento o site ‘Árvores de Presidente Epitácio, que tem página no Facebook, Incra, Cesp, Ministério Público Estadual e Procuradoria da República, em Presidente Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...