Prefeitura de Presidente Venceslau
Alunos de escolas municipais se divertiram com o teatro educativo de fantoches
Distribuição de informativos e teatro infantil fizeram parte das atividades
Durante a “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue”, o Núcleo de Controle de Endemias (NCE), órgão ligado a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau, realizou ações preventivas com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Os trabalhos de visitação nas residências foram intensificados em todos os bairros. Além da verificação minuciosa e recolhimento de objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, os agentes de controle de endemias prestam também orientações e informam os moradores sobre os cuidados contra a doença.
No decorrer da semana, o NCE distribuiu folhetos informativos nas Unidades Básicas de Saúde, no comércio e na feira-livre do dia 28. Cartazes sobre a campanha de combate à dengue foram afixados em pontos de grande circulação de pessoas.
Na quinta-feira os alunos da EMEF “João Rodrigues”, no bairro Eldorado, assistiram a apresentação de um teatro de fantoches. Nesta sexta-feira, a mesma apresentação aconteceu na EMEI “Joaquim Rodrigues Batata”. O uso do teatro educativo é uma das estratégias da Secretaria de Saúde do município para que a mensagem de prevenção à dengue seja assimilada mais facilmente pelas crianças, as quais são consideradas uma importante peça de propagação dos métodos de prevenção junto às suas famílias.
De acordo com Rosimeire dos Santos Melo, encarregada de equipe do NCE, o uso do teatro infantil nos trabalhos de prevenção e combate à dengue em Venceslau é feito desde o ano de 1999.
Prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!