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sábado, 21 de abril de 2012

Municípios estão liberados para implantação de trens turísticos

Municípios estão liberados para implantação de trens turísticos



Pela primeira vez, a ALL atendeu ao pedido da Assembleia Legislativa
de São Paulo (Foto: Cedida/Alesp)

Da Redação
A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista realizou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nessa quinta-feira (19), sua terceira reunião, onde recebeu representantes da América Latina Logística (ALL), a principal concessionária da malha ferroviária paulista. Os trabalhados foram coordenados pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). A próxima audiência será realizada provavelmente em Panorama.


Pela primeira vez, a ALL atendeu ao pedido da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para conceder explicações e apresentar soluções para problemas apontados por municípios da região de Presidente Prudente e de todo o Estado. "É preciso fazer com que o Estado de São Paulo avance em investimentos, parcerias com a ALL, também com o governo federal, para o desenvolvimento ferroviário. Se as melhores rodovias estão em São Paulo, queremos o mesmo destaque e avanço na malha ferroviária, seja no Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e por todo o interior do nosso Estado”, fala Bragato. Canal para o turísmo O diretor da ALL, Paulo Roberto Oliveira Almeida, fez um balanço das atividades em São Paulo, destacando melhorias, investimentos e aumento da utilização do transporte ferroviário de carga. Ele afirmou que o contrato de concessão com a empresa refere-se apenas ao transporte de carga e que, portanto, a empresa não responde por transporte de passageiros. Respondendo a questionamento dos deputados, disse ainda que a concessionária não coloca empecilhos para que os municípios usem linhas duplicadas com finalidade de implantar trens turísticos.


O diretor de projetos da ALL, Sildomar Tavares Arruda, falou sobre as metas e os desafios para a implementação da duplicação de linhas que passam por 25 municípios. Exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demora na liberação das licenças ambientais, além de outras dificuldades para superar os problemas nas passagens de nível, foram os principais problemas apresentados pelo diretor para a implementação do projeto.


Os deputados e os prefeitos presentes manifestaram seu descontentamento com o desinteresse da empresa pelos problemas das cidades e formam unânimes em afirmar que é preciso caminhar para uma solução. O diretor da concessionária justificou que problemas de comunicação entre a ALL, os prefeitos e os parlamentares podem ter acontecido em decorrência da renovação do quadro de pessoal e afirmou que nenhum contato ou questionamento ficará sem resposta. Sobre o fato de a concessionária não ter comparecido à Assembleia em outras oportunidades – como durante os trabalhos da CPI das Ferrovias, concluída em 2010 –, Oliveria Almeida alegou que não havia naquele momento um trabalho concreto a ser apresentado. Encaminhamentos


O encontro contou com a presença dos prefeitos de Panaroma, Rancharia, Conchas e Penápolis, além de representantes e vereadores dos municípios de Araraquara, Andradina, Campinas, Gavião Peixoto, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, São Roque e Sorocaba. Sindicatos de trabalhadores e da indústria, além de especialistas da área, também estiveram presentes no debate

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