Prefeitura de Presidente Venceslau
Premiação reconhece projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora no Estado de São Paulo
Foram muitas as ações de incentivo aos microempresários e empresas de pequeno porte na cidade de Presidente Venceslau nos últimos três anos e que resultaram na indicação e qualificação do prefeito Ernane Erbella para receber do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae) o selo “Prefeito Empreendedor 2012”, que este ano está em sua sétima edição.
Entre os trabalhos, destacaram-se a aprovação da Lei Complementar nº 80/2010, que prevê tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte, assim como a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES). Erbella conseguiu ainda programar ações importantes visando à capacitação e a profissionalização da mão de obra para o mercado de trabalho e para ações empreendedoras autônomas.
Desde o ano de 2009 foram oferecidos periódicos cursos de capacitação profissional gratuitos de corte e costura; processamento de alimentos (pães, bolos e outros); frutas em conserva; além de operação e manutenção de tratores e máquinas agrícolas. Houve ainda cursos de artesanato em fibras vegetais e bambu; processamento de carne de ovinos; e processamento artesanal do leite, bem como o incentivo ao cultivo de lavouras, com plantação de banana e goiaba. “São incentivos assim que geram empregos e renda, dando oportunidades, contribuindo na melhora da autoestima e na qualidade de vida das pessoas”, afirma o prefeito.
Segundo Erbella, a preocupação com a capacitação da mão de obra é uma constante em sua administração, que dentre outros incentivos, trouxe cursos de fruticultura; casqueamento, ferrageamento e doma de animais; processamento de milho; olericultura, inseminação artificial; administração rural; orientação para formação e manejo de pastagem e variados cursos voltados ao setor sucroalcooleiro. “Parecem poucos, mas para quem deseja melhorar a renda é muito”, destaca.
O incentivo à produção agrícola é observado com a compra de alimentos através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e com a compra de 30% da alimentação servida na merenda escolar diretamente dos pequenos produtores familiares, em total respeito à Lei Federal em vigor.
E não foram apenas no campo que ficaram visíveis os trabalhos de incentivo empreendedor. A administração Erbella/Monteiro promoveu cursos de eletricista de baixa tensão; auxiliar de crédito; culinária; formação de garçom; manicure e pedicure; curso de cuidadores de bebes e crianças; computação básica e curso voltado à alimentação saudável. “É importantíssimo qualificar as pessoas, prepará-las para o competitivo mercado de trabalho ou mesmo para que possam abrir o seu próprio negócio familiar”, frisou Erbella.
Os pequenos empresários também tiveram a oportunidade de fazer curso de empreendedorismo. Todas as ações foram realizadas com a parceria do “Sistema S” – que inclui, entre outros, SENAI, SESI, SENAR, SESC, Sebrae - além colaboradores diversos.
Os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, serão homenageados no dia 29 de março, próxima quinta-feira, em evento no Transamérica Expocenter, em São Paulo. Ernane Erbella está entre os 92 contemplados. “O reconhecimento nos traz alegria, mas alcançar objetivos nos dá satisfação e orgulho”, conclui.
No evento será lançado o livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2011/2012”, no qual há um capítulo dedicado a cada um dos projetos premiados. Presidente Venceslau aparecerá nesta publicação. Será também a primeira vez, desde a criação do prêmio, que um prefeito de Presidente Venceslau receberá o reconhecimento outorgado pelo Sebrae-SP.
Conforme o Sebrae, os prefeitos premiados apresentaram projetos “consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora no Estado de São Paulo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!