Se houve tempo em que o nosso futebol atingiu o seu ponto culminante, ou seja, ganhando um destaque de chamar a atenção, por ironia do destino isto só se cristalizou mesmo antes do nosso país transformar em realidade o grande sonho de todos nós que sempre foi a conquista do título mundial.
Foi exatamente antes da década de 50 que aqui despontaram as grandes glórias, começando pelo pioneirismo da decantada Associação Atlética Venceslauense, cognominada 'A Veterana', um clube que ganhou as cores alvi-celestes predominando nos altos da rua Almirante Barroso, onde está localizado hoje o Centro Municipal de Esportes e o Estádio Municipal 'José Francisco Abegão'.
Anteriormente chamado Estádio Antônio Andrade, uma homenagem perpetuada a um dos seus então diretores, mas não demorado muito para surgir um temido rival de cores alvinegras e cujo nome de Corinthians mexia com os corações dos apaixonado por futebol.
Os comentários eram muito comuns na cidade, em qualquer ponto entre gozação e elogios, ao mesmo tempo que não faltava a citação deste ou daquele considerado ídolo, que também acabava surgindo.
Alguns nomes podem ser lembrados: Pilon, Tiãozinho, Toco, Salvador Lopes, Lúcio, Vicentinho, Prego, França, Nilson, Jacaré, Antônio Pedro, Macário, Moacyr Marques, entre outros do lado da Associação Atlética Venceslauense. Da parte de Arfelli & Cia estão: Miola, Tupã, Baianinho, Zé Baiano, Jurandir, Bigode, Dede, Ditinho, Rubens, Miguel e Geraldo Dias.
Uma terceira força que por fim alcançou a tão almejada consagração na cidade, foi a Sociedade Esportiva Mariana. Comandada por Altino Faustino Pereira - que tinha sempre todo respaldo da Congregação Mariana -, onde o advogado Geraldo de Féo Flora se apresentava como um autêntico braço direito e até um torcedor símbolo.
A 'Mariana' - como era popularmente conhecida, sacudiu a cidade nos anos 60. Revelava uma nova geração de craques venceslauenses. Esses bons jogadores tem seu nome marcado na história de Venceslau. Alguns deles são: Darcy, Adair, Vardinho, Gerson, Pedrinho, Sidney, Alemão, Miroco, Pastel, Álvaro Português e Mandioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!