Prefeitura de Presidente Venceslau
Ruas, residências e empresas foram afetadas pelo temporal registrado na madrugada
A forte chuva que caiu sobre Presidente Venceslau a partir da zero hora desta terça-feira provocou dezenas de ocorrências envolvendo quedas de galhos e de árvores, destruições de ruas e calçadas, quedas de muros, e até alagamentos em algumas empresas que também tiveram suas fachadas arrancadas no centro da cidade, alagando residências em vários pontos da cidade também. Houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da cidade e até a manhã de hoje muitos consumidores da região das Chácaras Vila Carmem continuavam às escuras.
Desde a madrugada, maquinários pesados, veículos e funcionários da Prefeitura atuam na limpeza e manutenção emergencial na área central e nos bairros. O prefeito Ernane Erbella, que se encontrava em viagem a São Paulo, retornou durante a noite e, juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, João Monteiro, acompanha os trabalhos, visitando pessoalmente os locais mais atingidos e, de pronto, disponibilizando auxilio direto e imediato através da Secretaria de Assistência Social. “Estamos atendendo os casos mais graves primeiro, levando apoio às pessoas, bem como alguns materiais de primeira necessidade, além de alimentos e roupas”, disse Erbella.
Entre os estragos, houve o registro da destruição provocada pela força das enxurradas nas proximidades da Praça da Amizade, cujo calçamento com pedras sextavadas foi em parte levado por mais de 150 metros. Carros e motos também foram arrastados pela água. Não houve vitimas além do dano material.
Na Rua Rodrigues Alves, a pavimentação foi avariada, impedindo a circulação normal dos veículos. Carros e motos não podem entrar ou sair das garagens. O muro de uma residência da Rua Padre Anchieta, no Parque São Francisco, não suportou a pressão da enxurrada e cedeu. O mesmo ocorreu com o muro de uma residência no bairro Nico Moré. No Residencial Máximino, pelo menos duas paredes do cômodo de uma casa caíram. Na parte baixa da Vila Nova, casas foram invadidas pela enxurrada estragando móveis e causando enorme transtorno. Nos bairros onde não há vias pavimentadas, também foram registrados pontos de destruição.
A Prefeitura de Presidente Venceslau, através das secretárias de Obras; de Agricultura e Meio Ambiente; e de Saneamento Básico, está mobilizada na limpeza dos logradouros e das residências que tiveram invasão de água e lama. Equipes também foram designadas para a zona rural para avaliação de estragos em estradas e pontes. A secretaria de Assistência Social, por sua vez, presta todo o apoio às famílias que tiveram algum tipo de perda provocada por inundação.
De acordo com o prefeito Ernane Erbella, a preocupação no momento é atender as ocorrências de maneira ágil e eficiente, diminuindo o impacto provocado. “Apesar do rastro de destruição, felizmente não há registro de vitimas. Graças a Deus a população saiu ilesa fisicamente”, observou Erbella.
A Prefeitura está fazendo o levantamento fotográfico dos estragos e já faz as primeiras comunicações junto a Defesa Civil estadual e federal no intuito de receber ajuda governamental. O prefeito decretou, no inicio da tarde, o “Estado de Emergência” no município. “A Defesa Civil Municipal já está fazendo os relatórios dos quais iremos nos embasar para tomada de decisões”, informou Erbella.
Com o decreto, pode-se desencadear o Plano Emergencial de Resposta ao Desastre, que prevê ações da Defesa Civil Municipal em situações de risco envolvendo a população e autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de prevenção aos desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar os trabalhos de assistência às vítimas.
Conforme a medição pluviométrica da Casa da Lavoura de Presidente Venceslau, durante a madrugada choveu 91 milímetros, sendo pelo menos 90% em apenas 40 minutos.
Serviço – A Prefeitura de Presidente Venceslau coloca a disposição alguns números de telefone para que a população possa entrar em contato e solicitar auxílio. Para entrar em contato com a Secretaria de Obras, basta ligar para 3271-3100. A Secretaria de Assistência Social atende pelo número 3271-8087 ou 3271-8264. A Secretaria de Saneamento Básico pode ser requerida através do telefone 3271-1457 ou 0800-7711044. O telefone do Paço Municipal é o 3272-9090.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!