Onda de furto de materiais metálicos está assustando moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão desesperados com a onda de furto de materiais metálicos na cidade. Segundo eles, criminosos estão roubando de tudo: de fios de cobre a portão de alumínio. Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram um homem escalando um poste para furtar os cabos. O criminoso chega a deitar sob os fios.
Em outra ação, também flagrada por câmeras de segurança, o criminoso aparece furtando a bateria de um carro que estava estacionado na rua. Ele abre o capô, rouba a bateria e sai tranquilamente do local.
A ação dos criminosos sempre acontece, de acordo com testemunhas, das 23h às 3h. Eles andam armados com facas e não se amedrontam quando os vizinhos flagram a ação e gritam que vão acionar a Polícia Militar. Os bairros mais afetados são 25 de Agosto, Paulicéia, Corte Oito e Centro.
"Os vizinhos gritam que vão chamar a polícia e eles continuam roubando os cabos na maior calma e tranquilidade. Agora, estão invadindo apartamentos que não têm grade na janela e furtando as coisas, pegando as pessoas de madrugada no susto", relatou um morador que preferiu não se identificar.
"O que tem valor pra eles, eles estão levando. Há relatos de vizinhos que as baterias já foram roubadas mais de três vezes, e agora eles tiram e levam pra casa todos os dias. A gente se sente desprotegido porque não tem nem como você chegar na sua casa, no seu apartamento à meia-noite, porque você não sabe o que vai encontrar na porta", completou.
O presidente do conselho de segurança de Caxias, Osmar Paiva, afirma que alguns bandidos chegam a usar o uniforme das empresas de telefonia e internet para praticar o crime sem chamar a atenção. Além do uniforme, o material de manutenção também é parecido. Osmar criticou ainda o efetivo de policiais nas ruas de Caxias.
"Nós temos menos de 50% do efetivo, hoje, em Duque de Caxias, para mais de 915 mil habitantes. É muito difícil. O que melhorou muito foi a integração da Polícia Civil com a Polícia Militar", disse Osmar.
Furto de cabos aumentou no RJ em 2018
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia de Serviço Móvel e Pessoal (SindTeleBrasil) informou que, durante o ano passado, foram registrados 18 mil casos de roubo e furto de cabos e equipamentos de telecomunicações no estado – o dobro do ano anterior.
Além de interromper os serviços, prejudicando a população, esses roubos também podem comprometer serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas.
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, disse em nota que se preocupa com o aumento dos registros de furto de cabos elétricos e de telefonia no município.
A prefeitura ressalta que a responsabilidade pela segurança pública na cidade é de competência do estado, mas que “o Governo Municipal tem tomado importantes iniciativas para lutar pela tranquilidade dos cidadãos, especialmente diante da grave crise que enfrentamos nesta área no Rio de Janeiro”.
Ainda segundo a Secretaria, no dia 18 de abril, guardas municipais do GTE (Grupo Tático Especial) prenderam uma pessoa tentando furtar cabos na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, próximo ao prédio da Câmara Municipal. Com o suspeito, foi encontrada uma faca usada para cortar a fiação. O ladrão foi encaminhado para a 62ª DP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!