Unidade de Presidente Prudente analisou nove marcas. Falta de itens foi a principal irregularidade constatada
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizou a operação “Pulando a Fogueira”, cujo objetivo foi analisar produtos consumidos em festas juninas. A ação foi nessa segunda-feira (10) e, na unidade de Presidente Prudente, quatro das nove marcas averiguadas apresentaram irregularidades.
O Ipem divulgou apenas os produtos em que falhas foram constatadas. Um deles é o saco de papel com 500 unidades. Cinco amostras foram analisadas e foi constatada a falta média de quatro sacos e 1,5 centímetros de altura do produto.
Porém, em uma das amostras estavam em falta 52 unidades e o erro de altura chegou a 1,7 centímetros.
Os agentes do instituto também deram falta de até 43 gramas nos pacotes de 100 gramas de uma marca de amendoim com cobertura de chocolate.
O pé de moleque crocante foi reprovado por não constar em uma das amostras 7,3 gramas do alimento.
Já os estalos com 50 unidades, foram encontrados erros em seis amostras, cuja maior falta foi a ausência de cinco unidades do produto.
De acordo com o Ipem, em 2012, a mesma operação reprovou oito dos dez itens analisados.
As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas.
No caso dos produtos que são pesados e medidos sem a presença do consumidor (pré-medidos), o valor mínimo é de R$ 640 e o máximo de R$ 30 mil. Esses valores valem para primários e com apresentação de defesa, podendo dobrar na reincidência.
Além de Prudente, a operação foi feita em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!